Mundo

Canal de Nicolás Maduro no YouTube desaparece

Plataforma informa que página não está mais disponível; governo não se pronunciou sobre o caso

Conta teria sido apagada ou suspensa na sexta-feira, 19 (ZURIMAR CAMPOS/Venezuelan Presidency/AFP)

Conta teria sido apagada ou suspensa na sexta-feira, 19 (ZURIMAR CAMPOS/Venezuelan Presidency/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 20 de setembro de 2025 às 14h19.

Última atualização em 20 de setembro de 2025 às 14h22.

O canal no YouTube do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, desapareceu da plataforma, segundo constatou a AFP em uma busca neste sábado (20) sem que as autoridades tenham se manifestado até o momento.

"Esta página não está disponível. Pedimos desculpas pelo inconveniente", é a mensagem que aparece ao buscar a conta do presidente venezuelano que tinha 233.000 inscritos.

O governo de Maduro não se pronunciou sobre o assunto e, segundo o canal oficial Telesur, a conta saiu do YouTube na sexta-feira, 19, à tarde.

"Sem qualquer tipo de justificativa, o canal no YouTube foi fechado, em momentos de plena aplicação de operações de guerra híbrida dos EUA contra a Venezuela", disse o Telesur em sua página na internet.

Canal de Maduro é suspenso ou deletado do YouTube

"Apesar de o caráter político do fechamento da conta não ter sido confirmado, também não pode ser descartado", acrescentou o meio de comunicação em outra mensagem.

Durante a semana, os Estados Unidos posicionaram oito navios no mar do Caribe sob o argumento de combater o narcotráfico. Após denunciar que há uma "ameaça militar" contra a Venezuela, Maduro ordenou o envio de tropas militares às fronteiras, além de três dias de exercícios militares esta semana na ilha La Orchila, no norte do país. Ele também incentivou o treinamento de civis.

No ano passado, Maduro denunciou que a rede social TikTok bloqueou suas transmissões ao vivo durante a crise gerada pelos protestos contra sua reeleição. No mesmo ano, ele ordenou a suspensão do X na Venezuela.

Antes, em 2021, a conta de Facebook do presidente venezuelano foi bloqueada por um mês após ele promover um medicamento contra a covid-19.

Acompanhe tudo sobre:Nicolás MaduroVenezuelaYouTube

Mais de Mundo

Escândalo de apostas leva a prisões de jogadores e juizes na Turquia

China atinge marca de 50 mil km de rede de trens de alta velocidade

Premiê de Portugal defende 'mentalidade Cristiano Ronaldo' para economia

Rússia aumenta impostos para bancar guerra e enfrenta risco de estagflação