Mundo

Canadá proibirá plásticos de uso único em 2021

Ao anunciar a medida, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, afirmou que menos de 10% dos plásticos desse tipo são reciclados no país

Canadá: sacolas, colheres de café e garrafas serão os principais produtos afetados pela medida (Rosley Majid / EyeEm/Getty Images)

Canadá: sacolas, colheres de café e garrafas serão os principais produtos afetados pela medida (Rosley Majid / EyeEm/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 10 de junho de 2019 às 12h15.

Última atualização em 10 de junho de 2019 às 12h19.

O Canadá proibirá em 2021 os plásticos de um só uso, anunciou nesta segunda-feira o primeiro-ministro Justin Trudeau. 

Sacolas, colheres de café e garrafas serão os principais produtos afetados por essa decisão, disse Trudeau à imprensa, acrescentando que menos de 10% dos plásticos desse tipo usados no país são reciclados.

"A poluição por plástico é uma praga mundial", disse à imprensa o dirigente liberal ao anunciar que a lista precisa de produtos proibidos será anunciada após a realização de avaliações científicas.

"Como pais, quando levamos as crianças à praia, temos que buscar areia que não esteja cheia de plástico, de garrafas ou de espuma de poliestireno", disse.

Anualmente, um milhão de pássaros e mais de 100.000 mamíferos se ferem ou morrem por ficarem presos em meio a dejetos plásticos ou por comê-los, confundindo-os com alimentos, apontou um comunicado do primeiro-ministro canadense.

Acompanhe tudo sobre:CanadáMeio ambientePlásticos

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia