Canadá diz que acusados de complô tinham apoio da Al Qaeda

Segundo a polícia, os dois suspeitos não são cidadãos canadenses e recebiam apoio de integrantes da Al Qaeda no Irã

Toronto - A polícia canadense acusou nesta segunda-feira duas pessoas de participarem de um complô ligado à rede Al Qaeda para "realizar um ataque terrorista" contra um trem de passageiros na Grande Toronto, no Canadá.

Segundo a polícia, os dois suspeitos não são cidadãos canadenses e recebiam apoio de integrantes da Al Qaeda no Irã.

A polícia do Canadá divulgou o nome dos dois acusados nesta segunda-feira como Chiheb Esseghaier e Raed Jaser, pertencentes às áreas de Montreal e Toronto, respectivamente.

A polícia disse ainda que o ataque estava em um "estágio de planejamento", mas não era "iminente" e que seria contra um trem de passageiros na região de Toronto.

"Enquanto a RCMP (polícia real montada) acreditava que esses indivíduos tinham a intenção de realizar tais atos criminosos, não havia nenhuma ameaça iminente para o público em geral, aos funcionários ferroviários, aos passageiros de trem ou à infraestrutura", disse a polícia em um comunicado.

A polícia revelou que o plano era descarrilar o trem, mas afirmou que não dará detalhes sobre o destino da composição. De acordo com a polícia, os suspeitos alvejavam uma rota específica e não um trem específico.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.