Mundo

Canadá aprova Japão em Acordo Transpacífico

Uma nova rodada de negociações está marcada para o Peru no próximo mês

Bandeira do Canadá (AFP)

Bandeira do Canadá (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de abril de 2013 às 16h22.

Surabaya - O Japão recebeu sinal verde neste sábado para se tornar o 12º país a participar das negociações para a formação de um grande bloco de comércio Ásia-Pacífico ao conquistar a aprovação do Canadá. A medida levou a terceira maior economia do mundo para o diálogo do sobre o Acordo de Comércio Transpacífico (TPP, na Sila em inglês), cujas negociações podem ser concluídas ainda neste ano.

Os Estados Unidos, que conduzem a chamada Parceria Transpacífica, saudou a entrada do Japão nas negociações como um importante passo adiante.

"Estamos muito entusiasmados com o que aconteceu", disse Demetrio Marantis, representante de comércio interino dos Estados Unidos, ao Wall Street Journal. A entrada do Japão vai ajudar a Parceria a se tornar "uma plataforma para a integração na região Ásia-Pacífico".

A economia e a população japonesas "aumentam a significância econômica do TPP não apenas para os Estados Unidos, mas para todos os países do bloco", declarou Marantis. "O fato fornece um grande mercado para exportações e para os empregos que são apoiados por essas exportações."

A entrada do Japão aconteceu com atrasos. Após uma reunião a portas fechadas na sexta-feira, Tóquio não foi admitido e um ministro japonês disse aos jornalistas que o Canadá ainda tinha objeções à entrada do país. O Canadá, por sua vez, negou os relatos de que estaria impedindo o acordo para conseguir concessões.

Neste sábado, porém, Ed Fast, o ministro de Comércio Exterior do Canadá, disse em comunicado que seu país havia "concluído com sucesso" suas consultas com o Japão e "fechado um acordo com nossos parceiros do TPP que favorece os interesses canadenses e é uma parte importante do ambicioso plano comercial de nosso governo".

O Japão de une aos Estados Unidos, Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Cingapura e Vietnã. Uma nova rodada de negociações está marcada para o Peru no próximo mês. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCanadáEstados Unidos (EUA)JapãoPaíses ricos

Mais de Mundo

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal

Xi Jinping inaugura megaporto de US$ 1,3 bilhão no Peru