Mundo

Caminhoneiros franceses bloqueiam estradas contra ecotaxa

A "ecotaxa", imposto aplicado a caminhões com mais de 3,5 toneladas que circulam fora de determinadas vias, deve entrar em vigor no início de 2014

Protesto: Dezenas de caminhões bloqueam via que liga Paris a Lyon em 30 de novembro de 2013 (©afp.com / JEAN PIERRE MULLER)

Protesto: Dezenas de caminhões bloqueam via que liga Paris a Lyon em 30 de novembro de 2013 (©afp.com / JEAN PIERRE MULLER)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de novembro de 2013 às 17h06.

Paris - Os caminhoneiros franceses protestaram mais uma vez contra a chamada "ecotaxa" ao realizar diversos bloqueios neste sábado, provocando grandes engarrafamentos nas principais estradas da França.

No início da noite os principais pontos de bloqueio começaram a ser liberados, informou à AFP uma fonte da Organização dos Transportadores de Estradas Europeus (OTRE, em francês), organização responsável pelo movimento que pede o fim da taxa.

Segundo os organizadores, foram 26 "cortejos" de caminhões, com um total de 4.500 veículos mobilizados. Ela afirma que outros coletivos de motoristas também fizeram 21 mobilizações, reunindo entre 2.000 e 3.000 caminhões.

"estamos muito satisfeitos com esta mobilização, maior do que a que fizemos há 15 dias", afirmou à AFP Gilles Mathelié-Guinlet, da OTRE.

No final da tarde as primeiras barreiras de contenção começaram a ser levantadas, especialmente na região parisiense e no nordeste.

Caminhões que vinham de outros países ficaram bloqueados pelos manifestantes ou reencaminhados pelas autoridades que faziam o controle das barreiras.

O órgão responsável pelo controle das estradas, CNIR, disse, ao final do dia, que havia "acúmulo de 36 quilômetros de engarrafamentos" na região de Paris e de 28 quilômetros de extensão no interior, "o que corresponde à média habitual".

A "ecotaxa", imposto aplicado a caminhões com mais de 3,5 toneladas que circulam fora de determinadas vias, deve entrar em vigor no início de 2014, após diversos atrasos.

Acompanhe tudo sobre:EuropaFrançaImpostosLeãoMeio ambientePaíses ricos

Mais de Mundo

Duas pessoas morrem no Texas, nos EUA, após chegada do furacão Beryl; número de vítimas sobe para 9

A inesperada derrota da extrema direita na França em três pontos

Peña respalda negociação do Mercosul com a China, desde que não prejudique laço com Taiwan

Presidente do Panamá formaliza interesse do país em participar do Mercosul

Mais na Exame