Cameron visita rainha e abre campanha eleitoral britânica

Conservadores de Cameron e os trabalhistas de Ed Miliband aparecem tecnicamente empatados nas pesquisas

Londres - O primeiro-ministro britânico, David Cameron, visitou nesta segunda-feira a rainha Elizabeth II no Palácio de Buckingham, para informar sobre a dissolução do Parlamento, momento que marca o início da campanha eleitoral de 7 de maio.

Em mais de 60 anos de reinado, Elizabeth II recebeu 12 vezes um primeiro-ministro para o procedimento, uma formalidade que Cameron manteve, apesar do trâmite não ser mais necessário desde a aprovação de uma lei em 2010 que dissolve automaticamente o Parlamento, sem a necessidade da permissão da rainha, 25 dias úteis antes das eleições.

Ao fim da visita, Cameron falou com a imprensa diante da residência oficial de Downing Street, antes de embarcar na campanha eleitoral, como farão os demais candidatos.

Ele disse que se trata de escolher entre os conservadores "ou o caos econômico" de seu principal rival, o trabalhista Ed Miliband.

"Até 7 de maio, viajarei aos quatro cantos do país com uma mensagem: juntos estamos transformando o país".

Cinco anos depois de assumir o governo, "graças a nosso plano econômico a longo prazo e às decisões difíceis que tomamos, há mais pessoas com emprego do que nunca".

"O Reino Unido está no caminho certo", completou, antes de afirmar que nas eleições será decidido se deve seguir adiante.

Os conservadores de Cameron e os trabalhistas de Ed Miliband aparecem tecnicamente empatados nas pesquisas.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.