Mundo

Cameron pede ao governo saudita que não puna idoso britânico

Karl Andree está preso no país do Golfo há mais de um ano, depois que a polícia religiosa saudita o deteve em agosto de 2014 transportando vinho caseiro


	David Cameron: "Proporcionamos ajuda consular ao senhor Andree e a sua família desde o momento de sua detenção e abordamos o caso em repetidas ocasiões nas últimas semanas"
 (Lucas Jackson/Reuters)

David Cameron: "Proporcionamos ajuda consular ao senhor Andree e a sua família desde o momento de sua detenção e abordamos o caso em repetidas ocasiões nas últimas semanas" (Lucas Jackson/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de outubro de 2015 às 11h15.

Londres - O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, escreveu nesta terça-feira ao governo da Arábia Saudita para interceder por um aposentado britânico de 74 anos sentenciado a receber 360 chibatadas por ser detido com vinho em seu veículo.

O aposentado Karl Andree está preso no país do Golfo há mais de um ano, depois que a polícia religiosa saudita o deteve em agosto de 2014 transportando vinho caseiro no porta-malas de seu carro, uma vez que o álcool está proibido por lei.

Andree, que viveu 25 anos nesse país e conhecia a legislação, foi sentenciado a um ano de prisão, uma pena que está prestes a concluir, e a receber as 360 chibatadas.

Em entrevista à "BBC", sua família declarou que as autoridades sauditas haviam indicado que Andree seria eximido de ser castigado devido a sua idade avançada e seu delicado estado de saúde, mas que agora voltam a surgir "algumas dúvidas".

"Trata-se de um caso extremamente preocupante. Proporcionamos ajuda consular ao senhor Andree e a sua família desde o momento de sua detenção e abordamos o caso em repetidas ocasiões nas últimas semanas", assinalou hoje uma porta-voz oficial do Executivo de Cameron.

"Dadas as contínuas preocupações e o fato de que gostaríamos de ver mais progressos, o primeiro-ministro escreveu hoje aos sauditas para abordar de novo este caso, após as medidas efetuadas pelo Foreign Office", acrescentou a fonte em alusão aos esforços do Ministério das Relações Exteriores britânico para conseguir a libertação de Andree.

Na carta, dirigida ao governo saudita, o primeiro-ministro ressalta "algumas das preocupações" que rodeiam este caso, segundo revelou a porta-voz de Downing Street.

A filha do britânico, Kirsten Piroth, destacou que seu pai tinha superado vários cânceres e que não achava que este pudesse resistir às chibatadas.

"É um idoso, tem 74 anos, sobreviveu a três tipos de câncer com tratamentos muito fortes, é asmático, tem gota, não está muito bem", argumentou sua filha.

Acompanhe tudo sobre:Arábia SauditaEuropaPaíses ricosPrisõesReino Unido

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal