Mundo

Cameron alerta para a necessidade de um plano "contundente"

Cameron também pediu aos 17 países do bloco que tomem decisões de longo prazo que permitam que o Banco Central Europeu estabilize a moeda única do grupo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de maio de 2012 às 17h26.

Bruxelas - O primeiro-ministro britânico, David Cameron, alertou os países da zona do euro para que definam um "plano contundente" para a Grécia, ao chegar à reunião da União Europeia nesta quarta-feira em Bruxelas.

Cameron também pediu aos 17 países do bloco que tomem decisões de longo prazo que permitam, entre outros pontos, que o Banco Central Europeu estabilize a moeda única do grupo, atualmente sob forte pressão.

"Precisamos de um plano contundente para a Grécia e precisamos de planos contundentes para ajudar as economias europeias a avançar", disse Cameron à imprensa. "Contudo, se não quisermos continuar vindo a reuniões como esta, também temos que fazer frente a alguns assuntos de longo prazo centrais para o êxito da moeda única: adotar um banco que apoie a moeda única e planos coerentes de longo prazo para garantir que a moeda única seja coerente", completou.

Segundo Cameron, é preciso resolver esses assuntos ou as crises vão continuar acontecendo.

A Grã-Bretanha não utiliza o euro, mas a zona do euro é sua principal parceira comercial e a crise está afetando também a economia britânica, que voltou a cair em recessão.

As declarações de Cameron sobre a Europa incomodaram alguns de seus sócios da União Europeia no passado, especialmente após ele ter deixado a Grã-Bretanha fora do pacto fiscal em dezembro.

Acompanhe tudo sobre:EuropaCâmbioMoedasUnião EuropeiaBCEEuro

Mais de Mundo

Mão de vaca? Descubra por que os americanos estão menos altruístas

Quais foram as cidades mais visitadas do ano em 2025?

Aliado de Trump vence eleição em Honduras e promete romper com China

Alerta máximo: Califórnia tem risco de fortes tempestades no Natal