Mundo

Camboja extrairá petróleo e gás em 2012

Muitos analistas acreditam que o Camboja será a próxima grande potência energética do Sudeste Asiático

plataforma_petroleo-jpg.jpg (.)

plataforma_petroleo-jpg.jpg (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

Phnom Penh, Camboja - O Governo do Camboja anunciou hoje que o país começará a extrair petróleo e gás natural em dezembro de 2012, sete anos depois da localização das primeiras jazidas no mar.

"A produção começará em dois anos", confirmou o vice-primeiro-ministro cambojano e chefe da Autoridade Nacional de Petróleo, Sok An.

Muitos analistas acreditam que o Camboja será a próxima grande potência energética do Sudeste Asiático. A estimativa é de que o país disponha de reservas de centenas de milhões de barris de petróleo e três vezes mais de gás natural.

A produção foi atrasada por causa de uma disputa pela divisão das receitas entre o Executivo cambojano e a companhia petrolífera americana Chevron, titular dos direitos sobre as jazidas.

O primeiro-ministro do Camboja, Hun Sen, advertiu em abril a Chevron que cancelará seu contrato se não começar a produzir petróleo antes do fim de 2012.

A ONG Global Witness denunciou no ano passado que a Chevron se nega a revelar quanto pagou pelos direitos de explorar os poços de um país famoso pela corrupção de suas autoridades.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaGásPetróleoQuímica e petroquímica

Mais de Mundo

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país