Mundo

Camada de gelo do Ártico se aproxima do mínimo recorde

Derretimento da região, causado pelas mudanças climáticas, facilita a navegação nas águas geladas

O Ártico: camada de gelo pode chegar ao menor nível

 (Podknox/Flickr)

O Ártico: camada de gelo pode chegar ao menor nível (Podknox/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2011 às 20h05.

Moscou - A camada de gelo polar no Ártico se aproxima do nível mínimo recorde de 2007 e, em algumas áreas, é 50% menor do que a média, informou a agência de monitoramento ambiental russa nesta quinta-feira.

"De acordo com os resultados das observações, a camada de gelo do Ártico está próxima do mínimo observado em 2007 na região polar", indicou a agência Roshydromet.

A camada de gelo cobria uma área de 6,8 bilhões de quilômetros quadrados. Ela está menor do que o normal em todos os mares russos, segundo a agência. "Para setembro, podemos esperar condições de navegação muito fáceis na rota do Mar do Norte", previu a agência.

A Rússia fez do desenvolvimento da região do Ártico uma prioridade estratégica, e espera aumentar a importância comercial da rota do Mar do Norte.

O derretimento da camada de gelo - causado pelas mudanças climáticas, segundo especialistas - tornou a rota ao longo da costa do Ártico mais acessível.

Acompanhe tudo sobre:Meio ambienteAquecimento globalClimaOceanos

Mais de Mundo

Trump ameaça tarifa de 5% se México não liberar água na região do Texas

Governo do Benim diz que tentativa fracassada de golpe deixou mortos

Trump diz que vai autorizar a venda de chips da Nvidia à China

Governo da Nigéria liberta 100 estudantes que foram sequestrados