Mundo

Califórnia declara estado de emergência por incêndios

Impulsionadas pelos fortes ventos e altas temperaturas, as chamas consumiram mais de 10 mil hectares em Lake County


	Califórnia: impulsionadas pelos fortes ventos e altas temperaturas, as chamas consumiram mais de 10 mil hectares em Lake County
 (Getty Images)

Califórnia: impulsionadas pelos fortes ventos e altas temperaturas, as chamas consumiram mais de 10 mil hectares em Lake County (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de setembro de 2015 às 06h44.

Os incêndios se propagam rapidamente pelo norte da Califórnia, no oeste dos Estados Unidos, destruindo centenas de casas e obrigando milhares de pessoas a fugir, o que levou às autoridades a declarar o estado de emergência neste domingo.

O governador democrata Jerry Brown adotou esta medida excepcional devido à rapidez do avanço das chamas nos condados de Lake e Napa, situados na famosa região vinícola ao norte de São Francisco.

Ao menos mil bombeiros foram enviados a esta zona para apagar o chamado "Valley Fire" (Incêndio do Vale), que está descontrolado e já devorou 16 mil hectares.

A Cruz Vermelha criou vários abrigos para receber as milhares de pessoas que fogem das chamas.

O porta-voz do departamento de bombeiros da Califórnia (CalFire), Daniel Berlant, assinalou que ainda é cedo para se avaliar os danos, mas adiantou que "centenas de estruturas foram destruídas".

Enquanto isso, quatro bombeiros que ficaram feridos com queimaduras de segundo grau estavam hospitalizados em condição estável, disseram as autoridades.

Impulsionadas pelos fortes ventos e altas temperaturas, as chamas consumiram mais de 10 mil hectares em Lake County, revelou Berlant.

As chamas nos condados de Amador e Calaveras arrasaram mais de 30.000 hectares, e 4.000 bombeiros tentavam controlar a situação, após a destruição de 86 casas e 51 edificações no chamado "Incêndio de Butte", a sudeste de Sacramento.

Segundo Berlant, cerca de 6.400 prédios estão sob ameaça das chamas.

Os incêndios que atingem este estado da costa oeste dos Estados Unidos, afetado por uma forte seca, podem ser os mais prejudiciais registrados até agora.

Berlant disse à AFP que o corpo de bombeiros da Califórnia gastou 212 milhões de dólares desde julho, e que 5.000 efetivos estão mobilizados para enfrentar os focos.

Efetivos da Guarda Nacional que colaboraram na luta contra os incêndios foram convocados para o trabalho.

Mais de 275 lares e outros edifícios ficaram destruídos em incêndios recentes, disse Berlant, acrescentando que milhares de moradores foram evacuados.

De acordo com as autoridades, neste ano foram gastos 1,23 bilhão de dólares para combater os incêndios na costa oeste, para os quais 30.000 bombeiros foram mobilizados.

Acompanhe tudo sobre:CalifórniaEstados Unidos (EUA)IncêndiosPaíses ricos

Mais de Mundo

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos