Mundo

Caixa de papelão transforma-se em 100 árvores

Na embalagem feita de papel reciclado, foram inseridas sementes de plantas

A Life Box é uma caixa de papelão, ecologicamente correta que pode ser rasgada e enterrada para fazer brotar 100 árvores.

A Life Box é uma caixa de papelão, ecologicamente correta que pode ser rasgada e enterrada para fazer brotar 100 árvores.

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

São Paulo - Imagine se você pudesse se desfazer de todo tipo de embalagem simplesmente enterrando-as no canteiro mais próximo e, tempos depois, encontrasse uma mini plantação de brotos de árvores verdinhos.

É exatamente isso que o micrologista e advogado inglês Paul Stamets fez ao laçar no mercado a Life Box - uma caixa de papelão que pode ser rasgada e enterrada para plantar 100 árvores.

A embalagem é à base de papel reciclado em cujas fibras foram inseridas sementes de árvores, cada uma salpicada com esporos de fungo, formando uma micorriza (veja na foto abaixo). Quando plantadas, as sementes brotam graças em parte ao fungo, que ajuda a nutrir a planta.

Aprovado pelo Ministério da Agricultura para o plantio em todos os estados dos Estados Unidos e no Canadá, a Life Box ainda precisa de aprovação de outros países para ser enviada ao exterior, para não espalhar espécies de plantas não-nativas nessa regiões.

Segundo o site da invenção, a caixa semeadora de plantas pode ser utilizada para enviar produtos, como uma embalagem de Sedex, por exemplo. Um pacote com dez caixas de dimensões 10,5cm x 7,5cm custa cerca de 33 dólares. Quem recebe o pacote, pode reciclá-lo. Mas isso seria um desperdício.

 

Leia mais:

Botas que geram energia e recarregam o celular

Geladeira futurista usa gel para resfriar alimentos

Cartuchos usados viram ciclovia na Austrália

Acompanhe tudo sobre:Preservação ambientalProdutos verdesReciclagemSustentabilidadeTecnologias limpas

Mais de Mundo

Assad enviou US$ 250 milhões por avião a Moscou, diz Financial Times

Trem de alta velocidade passa a conectar Paris e Berlim pela primeira vez

França fala que levará dias para contabilizar vítimas do ciclone Chido que atingiu as Ilhas Mayotte

Delegação do Catar chega à Síria para abrir embaixada "após sucesso da revolução"