Mundo

Cachorros e gatos podem surfar a onda verde

Veja como é possível transformar o seu animal de estimação em um defensor do meio ambiente

Ecológico pra cachorro: produtos para animais de estimação preservam o meio ambiente

Ecológico pra cachorro: produtos para animais de estimação preservam o meio ambiente

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 5 de fevereiro de 2013 às 19h20.

São Paulo - Na semana mundial do meio ambiente, comemorada desde sábado (5), cães e gatos não podem estar mais preocupados em salvar a Terra do que conseguir, a qualquer custo, um carinho dos donos. Já, de seus fiéis proprietários, certa dose de consciência ambiental conta, e muito, para o meio ambiente.

Estima-se que haja em todo o mundo 250 milhões de cães domésticos, 32 milhões deles no Brasil. Imagine o impacto na natureza, se a cada passeio diário com os bichinhos, pelo menos uma sacola plástica de supermercado for usada para recolher os dejetos do animal. Seriam necessários milênios para a decomposição de todo o plástico descartado.

Felizmente já estão disponíveis no mercado algumas alternativas "verdes" capazes de incluir os membros mais peludos e carentes da família num estilo de vida mais amigo da natureza. Na lista de produtos ecológicos para os animais domésticos entram saquinhos de papel para coleta, xampus e produtos de limpeza livres de químicas nocivas, fraldas biodegradáveis e até casinhas ecológicas. 

Conheça a seguir algumas opções que tornam a vida dos seus bichinhos mais verde e ajudam a minimizar os impactos negativos sobre o meio ambiente:

Para limpar a sujeira:
A utilização de embalagens de papel para recolhimento de fezes de animais já é tradição em países como Alemanha, Israel, Suécia, Holanda e Tchecoslováquia, entre outros. No Brasil, a iniciativa pioneira chama-se Kata Kaka. Trata-se de um Kit, com pá e saquinho de papel reciclado, ambos descartáveis e rapidamente degradáveis, que podem ser acondicionados em um display instalado na saída dos edifícios. Cerca de mil condomínios de São Paulo já aderiram ao Kata Kaka.

Lar doce lar:
Casinhas recicláveis e biodegradáveis feitas 100% de papelão. Além de higiênicas, elas funcionam como isolante térmica e são antialérgicas. Embora comum nos Estados Unidos, por aqui as casinhas ecológicas de papelão para cães e gatos começaram a ser fabricadas  há apenas oito meses, pela EcoBichos. Com durabilidade de três meses, as casinhas de papelão ainda podem ser coloridas pelos donos ou pela criançada. Só tem que tomar cuidado para não molhar.

Cheirosos e no estilo:
Xampus, sabonetes e condicionadores à base de substâncias naturais, tapetes ecológicos, ecobags e até um kit viagem feito de material reciclado são alguns dos produtos "verdes" da Dog´s Care. A empresa brasileira é a pioneira na produção de fraldas de plástico óxibiodegradável, material que se decompõe até 20 vezes mais rápido que um saco comum. Ela também possui uma linha de acessórios produzida com tecidos de algodão, lonas recicladas, garrafas Pet e ecojuta, uma fibra natural da Amazônia.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaAnimaisDados de BrasilGatosPreservação ambientalProdutos verdesSustentabilidade

Mais de Mundo

Netanyahu oferece quase R$ 30 milhões por cada refém libertado que permanece em Gaza

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil