BTS discursa na Assembleia da ONU e pede desenvolvimento sustentável
Os membros do fenômeno K-POP BTS participaram de painel sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Na fala, o grupo também pediu aos jovens que se vacinem contra a covid-19
Da Redação
Publicado em 20 de setembro de 2021 às 12h00.
Última atualização em 20 de setembro de 2021 às 12h08.
O grupo pop sul-coreano BTS, que virou fenômeno da indústria musical nos últimos anos, foi convidado a discursar e se apresentar na Assembleia Geral da ONU nesta segunda-feira, 20.
Os membros da banda participaram de painel sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), 17 frentes de desenvolvimento que abordam temas como erradicação da pobreza, combate à fome, combate às mudanças climáticas e preservação ambiental, entre outros.
Na fala, os artistas do BTS também disseram que todos os sete membros se vacinaram contra a covid-19 e pediram aos jovens que se vacinem. "Muitos de vocês têm se perguntado se nós nos vacinamos e eu vou usar essa oportunidade para dizer que, sim, todos os sete", disse J-Hope, um dos integrantes.
Os artistas, que já haviam participado de eventos anteriores da ONU, foram convidados pelo presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, a participar da Assembleia como enviados especiais para "gerações futuras e cultura".
O BTS também gravou um vídeo da música "Permission to Dance" no prédio da ONU, em Nova York, e o clipe foi divulgado nesta manhã pelos canais oficiais da organização ( veja abaixo ).
O convite ao BTS, cujos sete membros têm de 24 a 28 anos, busca dar espaço às falas de jovens durante o evento. A Assembleia Geral acontece parcialmente presencial neste ano, mas ainda em tamanho reduzido devido à pandemia.
O evento sobre os ODSs começou com fala do diretor-geral da ONU, o português António Guterres, que disse que a presença do BTS era uma "contribuição fantástica" para a conversa.
Na breve fala no evento, Guterres também voltou a pontuar as desigualdades na pandemia, o que tende a ser um dos principais temas da ONU e de seu braço de saúde, a Organização Mundial da Saúde, durante a Assembleia Geral neste ano. A OMS tem pontuado que mais de 70% das vacinas até agora foram aplicadas em só dez países.
"Primeiro, nós temos de acabar com essa pandemia. Nossa resposta tem sido muito lenta, e muito desigual", disse. "Eu convoco o mundo a se mobilizar para termos um plano global de vacinação."
Além do clipe pré-gravado, os membros do BTS também participaram ao vivo nesta segunda-feira, e leram mensagens e temáticas levantadas por seus seguidores nas redes sociais sobre o futuro, os impactos da pandemia entre os jovens e a preservação ambiental.
Os artistas pontuaram que a crise climática é um tema "complexo" e difícil de equilibrar, mas que é preciso dar aos jovens espaço para debater o futuro, e que há muitos jovens "procurando as respostas" a essas questões.
"Eu aprendi enquanto me preparava para estar aqui hoje que há muitos jovens que têm interesse em questões ambientais e as escolheram como seu campo de estudo. O futuro é território inexplorado, mas é no futuro que nós [jovens], mais do que quaisquer outros, vamos passar nosso tempo", disse Kim Nam-joon, que também já havia discursado na ONU em outro evento, em 2018.
No Twitter, postagens do grupo sobre o tema já atingiam mais de meio milhão de compartilhamentos e milhões de interações na manhã desta segunda-feira. Veja a fala do BTS abaixo na íntegra.