Mundo

Britânico pode ter planejado ataque em Istambul e Paris

Autoridades turcas suspeitam que parceiro do militante "Jihadi John" pode ter planejado ataques em Istambul semelhantes àqueles que ocorreram em Paris


	Istambul, na Turquia: parceiro de "Jihadi John" pode ter planejado ataques em Istambul semelhantes aos ocorridos em Paris
 (Thinkstock)

Istambul, na Turquia: parceiro de "Jihadi John" pode ter planejado ataques em Istambul semelhantes aos ocorridos em Paris (Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de novembro de 2015 às 15h14.

Ancara - As autoridades turcas suspeitam que um notável jihadista britânico detido na Turquia na última semana pode ter planejado ataques em Istambul semelhantes àqueles que ocorreram em Paris, disseram duas fontes da área de segurança à Reuters neste domingo.

O homem que acreditam ser Aine Lesley Davis, parceiro do militante do Estado Islâmico de apelido "Jihadi John", foi detido em Istambul na última semana, de acordo com funcionários do alto escalão do governo turco.

Davis foi preso em meio a um grupo que pode ter planejado um ataque em Istambul paralelo ao atentado com armas e bombas na capital francesa, que deixou pelo menos 129 pessoas mortas, revelou outra fonte neste domingo.

"Davis é uma pessoa com responsabilidades importantes dentro do Estado Islâmico e ele não foi pego sozinho. Estava com um grupo", disse a fonte.

"Agora mesmo nós estamos investigando se eles estavam planejando um ataque em Istambul similar ao de Paris. Nós suspeitamos que poderia ter ocorrido um atentado paralelo a Paris, no mesmo dia". 

Davis é parte de um grupo de islamitas britânicos que, acredita-se, é incumbido de proteger prisioneiros estrangeiros do Estado Islâmico, assim como Mohammed Emwazi, apelidado de Jihadi John após aparecer em vídeos que mostravam o assassinato de reféns britânicos e norte-americanos.

Emwazi pode ter sido morto em um ataque a drone na Síria, disseram membros dos governos dos Estados Unidos e do Reino Unido na última sexta-feira. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaAtaques terroristasAtentados em ParisEstado IslâmicoEuropaFrançaPaíses ricosTerrorismoTurquia

Mais de Mundo

Novas autoridades sírias anunciam acordo para dissolução dos grupos armados

Porto de Xangai atinge marca histórica de 50 milhões de TEUs movimentados em 2024

American Airlines retoma voos nos EUA após paralisação nacional causada por problema técnico

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma