Mundo

Brennan anuncia reorganização da CIA

O diretor da CIA John Brennan anunciou nesta sexta uma reorganização da CIA com o objetivo de aumentar a integração e reforçar o uso de tecnologias


	A sede da CIA em Langley, Virginia, em 14 de agosto de 2008
 (Saul Loeb/AFP)

A sede da CIA em Langley, Virginia, em 14 de agosto de 2008 (Saul Loeb/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de março de 2015 às 10h35.

O diretor da CIA, John Brennan, anunciou nesta sexta-feira uma profunda reorganização da agência de Inteligência americana, com o objetivo de aumentar a integração - superando divisões internas - e reforçar o uso de cibertecnologias.

Entre as medidas que comunicou a seus funcionários - parcialmente reveladas para a imprensa -, está a criação de grandes centros de missão com base no modelo do centro antiterrorismo há anos em vigor na Agência Central de Inteligência.

Esses centros vão reunir analistas e pessoal encarregado de operações clandestinas, diminuindo ainda mais as divisões entre as duas principais áreas históricas da agência: a de Inteligência e a de Operações.

Sob o comando de um subdiretor, esses centros poderão corresponder a uma zona geográfica, ou a temas como a luta contra a proliferação de armamentos. Seu número e papel exatos não foram divulgados.

Aos setores de Inteligência e de Operações, Brennan acrescentará o de Inovação Digital, encarregado de "acelerar a integração das capacidades digitais" da agência.

A CIA deverá enfrentar duas "mudanças fundamentais", disse Brennan, na mensagem tornada pública.

"A primeira é o aumento do alcance, da complexidade, da diversidade e do caráter imediato dos problemas, e a segunda é o ritmo e o impacto sem precedentes da mudança tecnológica", explicou.

Brennan dirige a CIA desde março de 2013.

Acompanhe tudo sobre:CIAEspionagem

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal