Brasileiros construirão prédio com forma do Pão de Açúcar nos Emirados Árabes
Será o primeiro grande empreendimento imobiliário construído por investidores brasileiros no país
Da Redação
Publicado em 9 de março de 2011 às 16h30.
Os Emirados Árabes vão ganhar o primeiro empreendimento imobiliário brasileiro de grande porte. O Brazilian Town terá o mesmo estilo nababesco característico da vizinha Dubai, mas será construído em Ras Al Khaimah. O complexo imobiliário terá o mesmo formato do morro carioca Pão de Açúcar, com direito até a bondinho para a chegada ao topo.
O empreendimento será voltado para empresas brasileiras que possuem interesses nos Emirados Árabes e começa a ser construído em janeiro do próximo ano, com previsão de conclusão em dezembro de 2010. Serão 197 flats, 394 escritórios, 76 lojas, quatro cinemas, dois restaurantes, dois auditórios, um supermercado e um business center, com um valor geral de vendas estimado em 750 milhões de dólares.
Preocupados com o futuro fim das reservas de petróleo, os Emirados Árabes têm feito enormes investimentos para entrar no mapa turístico mundial. O maior expoente é o hotel Burj Al Arab, o mais luxuoso do mundo. As diárias variam de 2 mil a 13,6 mil dólares, mas os hóspedes têm direito até a traslado de helicóptero do aeroporto ao hotel. Entre as obras gigantescas na cidade também há o The World, arquipélago artificial com o formato de um mapa-múndi orçado em 1,8 bilhão de dólares. A cidade também está construindo um novo aeroporto, o Dubai World Central International Airport, planejado para ser o maior do mundo, com capacidade para 120 milhões de passageiros por ano.
O Brazilian Town é uma parceria entre os empresários brasileiros Jorian Morais e Jonathan Macedo com o próprio xeque do emirado de Ras Al Khaimah, Mohammed Bin Saqr Al Qassimi, e com o diplomata, Mohammed Hassan. O potiguar Jorian Morais é diretor da JAM Empreendimentos, empresa que atua no mercado de construção de obras públicas. Já Jonathan Macedo é diretor da MP Engenharia, que constrói hotéis e casas em Brasília.
A comercialização ficará a cargo da brasileira Cecília Reinaldo, que é sócia-diretora da High Society Properties, uma das maiores imobiliárias de Dubai.