Mundo

Brasil e Irã assinam acordos comerciais e de cooperação na área de energia

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (16) em Teerã, capital do Irã, que o mercado brasileiro está aberto aos produtos e serviços iranianos como uma forma de estreitar a cooperação comercial entre os dois países. De acordo com a agência oficial de notícias do Irã - Irna - Lula participou […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (16) em Teerã, capital do Irã, que o mercado brasileiro está aberto aos produtos e serviços iranianos como uma forma de estreitar a cooperação comercial entre os dois países. De acordo com a agência oficial de notícias do Irã - Irna - Lula participou do encerramento do 14º Encontro Empresarial Brasil-Irã, juntamente com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.

Segundo Ahmadinejad, o Irã está determinado a consolidar uma relação de longo termo com o Brasil. O presidente iraniano disse que o país dele decidiu, num primeiro estágio ampliar os negócios entre os dois países em US$ 10 bilhões. "Estamos continuando uma relação que já vem de muitos anos. O Brasil e o Irã são países que se destacam na América Latina e no Oriente Médio e devem alcançar um nível desejável de interação e cooperação mútuas", declarou o governante.

Segundo Ahmadinejad, Irã e Brasil se opõem às agressões e tiranias e advogam "a paz, a tranquilidade, o desenvolvimento e a Justiça para todas as nações ao redor do globo".

Até agora, cinco documentos de cooperação entre Brasil e Irã foram assinados em Teerã. O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmerman, e o ministro da Energia do Irã, Ali Akbar Mehrabian, assinaram acordo de cooperação nas áreas de mineração e geologia, abrindo a possibilidade de participação da iniciativa privada. O ministro iraniano também assinou acordo com a Petrobras. Outros três documentos serão assinados até o fim do dia. A agência Irna não divulgou mais detalhes sobre os acordos firmados até agora.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaÁsiaComércioComércio exteriorDados de BrasilIrã - País

Mais de Mundo

Governadora Gretchen: quem é a democrata cotada para substituir Biden contra Trump

Rússia ameaça Otan com 'confronto direto' por drones americanos no Mar Negro

Biden reconhece falhas em debate e diz que vai se recuperar

Biden tem data decisiva para manter candidatura ou desistir; veja programa

Mais na Exame