Mundo

Brasil e Colômbia firmam acordo para ampliar intercâmbio

O acordo de ampliação do intercâmbio cultural foi firmado entre as ministras da Cultura, Ana de Hollanda, e Mariana Garcés Córdoba

A ideia é incentivar a inclusão de livros colombianos nas redes públicas de bibliotecas do Brasil (Marcello Casal Jr/ABr)

A ideia é incentivar a inclusão de livros colombianos nas redes públicas de bibliotecas do Brasil (Marcello Casal Jr/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de abril de 2012 às 23h39.

Brasília – O Brasil e a Colômbia vão ampliar o intercâmbio cultural. As escolas brasileiras deverão receber livros de autores colombianos e peças de teatro e filmes produzidos no país andino chegarão em maior número ao Brasil. A intenção é que o mesmo ocorra em relação às obras brasileiras na Colômbia. O acordo de ampliação do intercâmbio cultural foi firmado entre as ministras da Cultura, Ana de Hollanda, e Mariana Garcés Córdoba.

A ideia é estimular o intercâmbio nas áreas de incentivo à leitura, patrimônio cultural, museus, economia criativa e diversidade cultural e étnica. Ana de Hollanda e Mariana Córdoba decidiram ainda que serão incentivados os programas relacionados aos grupos que representam a diversidade cultural de ambos os países, como afrodescendentes e indígenas.

As ministras reviram as metas para o Plano de Ação para a Cooperacão Cultural 2011-2014 entre os dois países. O plano inclui visitas de escritores dos dois países em feiras, festivais literários e universidades, apoiando os projetos de tradução e publicação de títulos brasileiros na Colômbia e vice-versa.

A ideia é incentivar a inclusão de livros colombianos nas redes públicas de bibliotecas do Brasil e o mesmo deve ocorrer em relação aos títulos brasileiros na Colômbia. A Colômbia está sediando a 25ª Feira Internacional do Livro de Bogotá, na qual o Brasil é o principal homenageado

Também deve ser desenvolvido o projeto Cartografia Cultural do Noroeste Amazônico, que determina o inventário de sítios sagrados relacionados aos povos indígenas da região, que prevê a recuperação de sítios históricos como destino cultural e mecanismos de financiamento para preservação do patrimônio cultural.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaDados de BrasilDiplomaciaMinistério da Cultura

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua