Mundo

Brasil e Argentina fazem acordo para desbloquear mercadorias

A decisão foi anunciada pelos países como um gesto de boa vontade para destravar a situação comercial bilateral

Segundo porta-voz, a partir de sexta-feira  o Brasil emitirá licenças para a entrada de veículos enquanto a Argentina autorizará o ingresso de alguns produtos brasileiros (Juan Mabromata/AFP)

Segundo porta-voz, a partir de sexta-feira o Brasil emitirá licenças para a entrada de veículos enquanto a Argentina autorizará o ingresso de alguns produtos brasileiros (Juan Mabromata/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de maio de 2011 às 14h40.

Brasília - Os governos de Brasil e Argentina anunciaram nesta quinta-feira um acordo para autorizar - a partir de sexta-feira - o ingresso de mercadorias bloqueadas por uma disputa comercial.

A decisão foi anunciada pelos países como um gesto de boa vontade para destravar a situação comercial bilateral, comprometida após a imposição de medidas restritivas por ambas as partes, informou um porta-voz do governo brasileiro à AFP.

"Ficou acertado nesta quinta-feira que os secretários executivos dos ministérios (de Indústria e Comércio) de cada país se reunirão na segunda e terça-feira para discutir uma solução à disputa", disse um porta-voz do ministério da Indústria e Comércio em Brasília.

Segundo o porta-voz, a partir de sexta-feira "Brasil emitirá algumas licenças para a entrada de veículos, em um volume ainda não definido, e em contrapartida - também como gesto de boa vontade - a Argentina autorizará o ingresso de alguns produtos brasileiros, como baterias, calçados e pneus".

Contudo, ele insistiu que "isto não significa o fim das medidas adotadas pelo Brasil uma semana atrás", quando o país suspendeu a licença automática para a importação de automóveis, fazendo com que a autorização de ingresso destes produtos leve até 60 dias.

"As licenças continuam sendo não-automáticas. Nas reuniões de segunda e terça-feira se negociará uma saída para essa situação".

Nesta semana, ambos os governos anunciaram que estão dispostos a negociar o conflito iniciado por medidas protecionistas bilaterias que ameaçam diminuir o fluxo comercial entre os maiores sócios do Mercosul.

A Argentina é o terceiro maior sócio comercial brasileiro, depois de China e Estados Unidos, com um volume de intercâmbio bilateral de 33 bilhões de dólares em 2010.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaComércioComércio exteriorDados de Brasil

Mais de Mundo

Israel realiza operação perto de importante hospital de Gaza

Incêndio de grandes proporções atinge famosa vila de Natal em parque de Nova York; veja vídeo

Otan reforçará sua presença no Báltico após suposta sabotagem russa de cabo submarino

Posse de Donald Trump causa apreensão em estudantes estrangeiros nos EUA