Mundo

Brasil convoca cúpula do Mercosul para 20 de dezembro em Foz do Iguaçu

Existem dúvidas de que, durante a reunião, seja formalizado o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia

Bandeira do Mercosul (Mtcurado/Getty Images)

Bandeira do Mercosul (Mtcurado/Getty Images)

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 11 de dezembro de 2025 às 13h52.

Última atualização em 11 de dezembro de 2025 às 14h01.

Tudo sobreMercosul
Saiba mais

O Brasil, atualmente à frente da presidência semestral do Mercosul, anunciou nesta quinta-feira, 11, que a cúpula do bloco acontecerá em 20 de dezembro, na cidade de Foz do Iguaçu, situada na tríplice fronteira com a Argentina e o Paraguai.

A confirmação da data e do local vinha gerando incertezas, principalmente pela possibilidade de que, durante a reunião, seja formalizado o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia (UE), uma negociação que se arrasta há 25 anos.

A assinatura do tratado ainda depende de uma decisão das autoridades europeias, que precisam superar a oposição de um grupo de países, liderado pela França. Eles devem concluir suas discussões sobre o acordo na próxima semana, logo antes do encontro dos líderes sul-americanos em Foz do Iguaçu.

O Mercosul, formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, conta ainda com a Bolívia em processo de adesão.

Nos últimos meses, o bloco tem reforçado que está pronto para a assinatura com a UE, destacando que agora a decisão está nas mãos dos países europeus.

Para facilitar a aprovação do acordo, a Comissão de Comércio Internacional do Parlamento Europeu aprovou recentemente novas cláusulas, que buscam oferecer garantias aos agricultores da Europa.

Essas medidas, que ainda precisam ser votadas no plenário, preveem a realização de investigações pelo Executivo europeu caso as importações de produtos agrícolas aumentem 5% acima da média dos três anos anteriores ou se os preços forem 5% inferiores aos dos produtos da UE. Se essas novas condições forem aceitas, tanto o Mercosul quanto a União Europeia esperam assinar o tratado no próximo dia 20.

(Com informações da agência EFE)

Acompanhe tudo sobre:MercosulLuiz Inácio Lula da SilvaGoverno Lula

Mais de Mundo

China aposta no mercado doméstico e expansão da demanda interna em 2026

'Super gripe' atinge Reino Unido e aumenta internações em 56%

Entenda por que a tomada de 'navio fantasma' aperta o cerco a Maduro

ONU denuncia repressão e crimes da Guarda Nacional da Venezuela