Presidente da britânica BP, Tony Hayward, observa o avanço da mancha de petróleo na praia de Port Fourchon, na Louisiana (Stephane Jourdain/AFP)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.
Londres - O grupo BP anunciou nesta terça-feira que nos próximos dias tentará tapar o vazamento de petróleo provocado pela explosão e posterior afundamento de uma de suas plataformas no Golfo do México, afirmando ainda que está preparando uma alternativa para caso de fracasso dessa operação.
O grupo petroleiro britânico, que tenta há um mês frear por todos os meios o vazamento de petróleo da plataforma Deepwater Horizon, afirmou, em um comunicado, que a tentativa de selagem, que consiste em injetar concreto e outros fluidos no poço, deverá começar nos próximos dias.
O grupo afirmou na véspera que esperava iniciar esta operação na quarta, com 24 horas de atraso em relação ao anunciado anteriormente.
A BP recordou, no entanto, que o êxito da operação não é garantido e que jamais foi realizada a tal profundidade.
Em caso de fracasso, a BP disse estar prepando uma alternativa que consistirá em colocar um bloco de tubos prolongadores na origem do vazamento, o que permitirá "recuperar a maior parte do petróleo e do gás que emanam do poço".
Este sistema poderá ser instalado no fim do mês, precisa o comunicado.