Mundo

Bombardeios dos EUA violam soberania do Paquistão, diz ONU

Norte-americanos destruíram estruturas tribais em bombardeios feitos por aviões não-tripulados em operações de combate ao terrorismo


	ONU: investigador Ben Emmerson passou três dias no Paquistão nesta semana como parte estudadando as ações militares norte-americanas sobre os civis.
 (AFP/Nicholas Roberts)

ONU: investigador Ben Emmerson passou três dias no Paquistão nesta semana como parte estudadando as ações militares norte-americanas sobre os civis. (AFP/Nicholas Roberts)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de março de 2013 às 20h40.

Nações Unidas - Os Estados Unidos violaram a soberania paquistanesa e destruíram estruturas tribais nos bombardeios feitos por aviões não-tripulados durante operações de combate ao terrorismo perto da fronteira com o Afeganistão, disse um investigador de direitos humanos da ONU em nota na sexta-feira.

Ben Emmerson passou três dias no Paquistão nesta semana como parte de uma investigação sobre das ações militares norte-americanas sobre os civis.

"Como uma questão de direito internacional, a campanha dos EUA com ‘drones' (aviões teleguiados) no Paquistão está (...) sendo conduzida sem o consentimento de representantes eleitos do povo, ou do governo legítimo do Estado", disse a nota divulgada pelo Alto Comissariado de Direitos Humanos, em Genebra.

Emmerson anunciou em janeiro que investigaria 25 ataques com drones no Paquistão, Iêmen, Somália, Afeganistão e territórios palestinos. Ele deve apresentar seu relatório final em outubro à Assembleia Geral da ONU.

Autoridades dos EUA disseram que não comentariam as declarações do relator.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEstados Unidos (EUA)ONUPaíses ricosPaquistão

Mais de Mundo

Companhia do Azerbaijão cancela voos para sete cidades russas após queda de avião da Embraer

Presidente do Panamá rechaça reduzir pedágio de canal após exigência de Trump

2024: o ano em que Elon Musk ficou mais rico e poderoso do que nunca

Ataque russo à rede elétrica deixa centenas de milhares de ucranianos sem aquecimento