Mundo

Bomba da Segunda Guerra é encontrada em Budapeste

Cerca de mil pessoas - funcionários da Prefeitura, moradores e turistas - foram evacuadas das proximidades do edifício por quase duas horas

Hungria (Getty Images/Reprodução)

Hungria (Getty Images/Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de maio de 2013 às 16h28.

Autoridades húngaras descobriram e desativaram um explosivo soviético da Segunda Guerra Mundial embaixo do telhado da prefeitura de Budapeste, informou nesta quinta-feira o Ministério da Defesa.

Cerca de mil pessoas -funcionários da Prefeitura, moradores e turistas- foram evacuadas das proximidades do edifício por quase duas horas, o tempo da retirada da carga, indicaram as autoridades.

"O explosivo soviético foi encontrado durante obras de restauração", indicou um porta-voz do Ministério da Defesa, citado pela agência de notícias húngara MTI.

A Prefeitura de Budapeste está localizada no centro da capital.

Se a carga tivesse explodido, poderia ter causado estragos em um raio de 200 metros, explicou o ministério.

A Hungria, aliada da Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial, foi bombardeada pelas forças americanas, britânicas e soviéticas principalmente nos últimos meses do conflito.

Muitos morteiros não explodiram e são encontrados com frequência pelo país, principalmente durante obras. Desde 2008, as autoridades de Budapeste realizaram várias evacuações.

Terça-feira, uma bomba de fabricação alemã de 70 kg foi encontrada perto do palácio real em Buda, no bairro turístico do castelo, enquanto em outubro do ano passado, uma bomba de fabricação alemã de 500 kg foi encontrada no Danúbio, no norte da capital.

Acompanhe tudo sobre:EuropaHistóriaHungriaNazismo

Mais de Mundo

Ataques de Israel no Líbano matam 45 pessoas nas últimas 24 horas

Arce, presidente da Bolívia, enfrenta onda de protestos e crise econômica

'Guerra está chegando ao fim': população de Gaza reage à morte do líder do Hamas

Saiba quem será possível sucessor de líder do Hamas, Yahya Sinwar, morto nesta quarta