Mundo

Bolívia registra primeiro caso de zika, procedente do Brasil

"Uma mulher de 58 anos, que passou cinco dias no Brasil, chegou com os sintomas da doença e a análise confirmou que ela tem o vírus


	Mosquito Aedes aegypti: o vírus do zika é transmitido pelo mesmo mosquito que provoca a dengue e o Chikungunya - que provocam, por exemplo, gripes e febre
 (Thinkstock/AbelBrata)

Mosquito Aedes aegypti: o vírus do zika é transmitido pelo mesmo mosquito que provoca a dengue e o Chikungunya - que provocam, por exemplo, gripes e febre (Thinkstock/AbelBrata)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de janeiro de 2016 às 16h40.

Autoridades sanitárias da Bolívia confirmaram nesta quarta-feira o primeiro caso positivo de zika, registrado no departamento de Santa Cruz (leste), numa mulher procedente do Brasil que encontra-se em situação estável.

"Uma mulher de 58 anos, que passou cinco dias no Brasil, chegou com os sintomas da doença e a análise confirmou que ela tem o vírus. Foi atendida e agora passa bem", disse à AFP Joaquín Monasterio, diretor do Serviço Departamental de Saúde de Santa Cruz (SEDES).

Pelo tempo de permanência da paciente no Brasil, Monasterio eliminou qualquer contágio de pessoas próximas a ela, mas não descartou que novos casos importados de solo brasileiro ou paraguaio sejam registrados, onde há uma epidemia da doença.

O vírus do zika é transmitido pelo mesmo mosquito que provoca a dengue e o Chikungunya - que provocam, por exemplo, gripes e febre.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBolíviaDoençasZika

Mais de Mundo

Homem armado com faca é preso ao tentar entrar no gabinete do premiê da Bélgica

Oposição da Venezuela convoca protestos para véspera da posse de Maduro

Diplomação de Donald Trump acontece no Congresso dos EUA nesta segunda

Biden sanciona lei para aumentar benefícios do Seguro Social nos EUA