Mundo

Blecaute de 15/12 começou com desligamento em Furnas

12 Estados brasileiros foram atingidos no sábado pelo apagão


	Usina de Furnas: unidades geradoras da hidrelétrica foramm desligadas às 17h55 do sábado

Usina de Furnas: unidades geradoras da hidrelétrica foramm desligadas às 17h55 do sábado

DR

Da Redação

Publicado em 17 de dezembro de 2012 às 16h04.

São Paulo/Brasília - A queda no fornecimento de energia elétrica que atingiu algumas regiões do país no sábado (15) foi iniciada por um desligamento na usina hidrelétrica Itumbiara, da empresa Furnas, do grupo Eletrobras, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) nesta segunda-feira.

Com o desligamento de unidades geradoras da usina, às 17h55 do sábado, e "em função do arranjo da subestação Itumbiara", ocorreram diversos outros desligamentos e cortes de cargas que atingiram 12 estados, informou o ONS em nota.

"Além da perda dos 5 mil megawatts (MW) do sistema Norte/Nordeste, houve o desligamento de algumas usinas termelétricas por subfrequência, em um montante de cerca de 3 mil MW... Os desligamentos ocorridos nos sistemas de transmissão de suprimento aos estados provocaram cortes adicionais de carga localizados, que totalizaram cerca de 1.500 MW", informou o ONS.

Segundo o ONS, cerca de trinta minutos após a ocorrência, aproximadamente 50 por cento das cargas do sistema Sudeste/Centro-Oeste e todas as cargas da região Sul estavam restabelecidas e, cerca de uma hora após a ocorrência, 90 por cento das cargas da região Sudeste/Centro-Oeste tiveram suprimento normalizado.

O ONS informou que as causas do evento estão sendo investigadas e que realizará reunião técnica com a participação dos agentes envolvidos, para identificar o problema.

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, Nelson Hubner, disse a jornalistas, nesta segunda-feira, que o arranjo da subestação Itumbiara "está desatualizado".

Acompanhe tudo sobre:ApagãoEmpresasEnergia elétricaEstatais brasileirasFurnasHidrelétricas

Mais de Mundo

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano