Mundo

Biden se pronuncia sobre tiroteio no comício de Trump: "Estou grato em saber que ele está bem"

"Estou grato em saber que ele está seguro e bem", disse o presidente americano em pronunciamento nas redes sociais

US President Joe Biden speaks at a campaign event in Madison, Wisconsin, on July 5, 2024. (Photo by SAUL LOEB / AFP)

US President Joe Biden speaks at a campaign event in Madison, Wisconsin, on July 5, 2024. (Photo by SAUL LOEB / AFP)

Isabela Rovaroto
Isabela Rovaroto

Repórter de Negócios

Publicado em 13 de julho de 2024 às 21h29.

Última atualização em 13 de julho de 2024 às 22h12.

O presidente americano Joe Biden se pronunciou sobre o incidente no comício de Donald Trump. O candidato republicado foi ferido na cabeça durante um aparente ataque a tiros em Butler, na Pensilvânia, na tarde deste sábado, 13. Ele foi levado a um hospital e está em boas condições, segundo seu porta-voz.

"Fui informado sobre o tiroteio no comício de Donald Trump na Pensilvânia.

Estou grato em saber que ele está seguro e bem. Estou rezando por ele e sua família e por todos aqueles que estiveram presentes no comício, enquanto aguardamos mais informações.

Jill e eu estamos gratos ao Serviço Secreto por colocá-lo em segurança. Não há lugar para esse tipo de violência na América. Devemos nos unir como uma nação para condená-lo", diz publicação do presidente nas redes sociais.

Um homem suspeito de atirar no ex-presidente Donald Trump durante um comício na tarde deste sábado, 13, foi morto, disse Richard Goldlinger, procurador do condado de Butler, onde o ataque ocorreu.

Assim como Biden, outras autoridades se pronunciaram sobre o incidente. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) repudiou o ocorrido nas redes sociais:

"O atentado contra o ex-presidente Donald Trump deve ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política. O que vimos hoje é inaceitável."

O que se sabe sobre o ataque a Trump?

O incidente aconteceu pouco após Trump começar seu discurso no comício. Foi possível ouvir um som que lembrava o de tiros. Em seguida, o ex-presidente e a plateia se abaixaram. Ao se levantar, foi possível ver que o ex-presidente tinha um ferimento que sangrava, na orelha. Ele saudou os espectadores enquanto era retirado.

Após o suposto ataque, Richard Goldlinger, procurador do condado de Butler, informou que o homem suspeito de atirar no ex-presidente foi morto. Segundo a agência Associated Press, Goldlinger disse ainda que um espectador do comício também foi morto.

Mais de 50 mil pessoas estavam na região por conta do evento, segundo o New York Times. A cidade de Butler tem apenas 13 mil habitantes. Vídeos circulam nas redes sociais mostrando o momento em que o ex-presidente americano foi atingido. Confira:

 

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpJoe BidenEleições EUA 2024

Mais de Mundo

Trump se pronuncia após ser atingido na cabeça em comício na Pensilvânia

'Atentado contra Trump deve ser repudiado', diz Lula sobre tiros durante comício

Ataque a Trump: Cidade que receberá convenção republicana está 'sitiada', com segurança reforçada

Suspeito de atirar em Trump durante comício foi morto, diz procurador

Mais na Exame