Mundo

Biden e Xi conversam para evitar conflito entre EUA e China

Em comunicado, a Casa Branca disse que Biden e Xi tiveram "uma discussão ampla e estratégica", incluindo áreas em que interesses e valores convergem e divergem

O presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente americano, Joe Biden, conversaram por telefone pela primeira vez em sete meses

 (AFP/AFP)

O presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente americano, Joe Biden, conversaram por telefone pela primeira vez em sete meses (AFP/AFP)

R

Reuters

Publicado em 10 de setembro de 2021 às 09h09.

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da China, Xi Jinping, conversaram por 90 minutos na quinta-feira, em sua primeira conversa em sete meses, discutindo a necessidade de garantir que a competição entre as duas maiores economias do mundo não vire um conflito.

Em comunicado, a Casa Branca disse que Biden e Xi tiveram "uma discussão ampla e estratégica", incluindo áreas em que interesses e valores convergem e divergem. A conversa focou questões econômicas, mudanças climáticas e Covid-19, disse uma autoridade dos EUA a repórteres.

"O presidente Biden destacou o permanente interesse dos EUA na paz, estabilidade e prosperidade ...no mundo e os dois líderes discutiram a responsabilidade de ambos os países para garantir que a competição não se torne conflito", completou a Casa Branca.

Encontros ocasionais de alto nível desde o primeiro telefonema entre Xi e Biden, em fevereiro, renderam poucos avanços em questões que vão de direitos humanos a transparência e as origens da Covid-19.

  • Fique por dentro das principais notícias do Brasil e do mundo. Assine a EXAME
Acompanhe tudo sobre:ChinaEstados Unidos (EUA)Joe BidenXi Jinping

Mais de Mundo

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia