Biden diz que 'compreende' críticas a sua idade, mas que concorrerá em 2024
Presidente dos EUA, de 80 anos, deverá ter nova disputa com Donald Trump nas urnas no ano que vem
Redação Exame
Publicado em 19 de setembro de 2023 às 06h49.
Última atualização em 19 de setembro de 2023 às 06h55.
Biden, 80 anos, em geral evita falar sobre sua idade, mas abordou o tema durante um evento de arrecadação de recursos em um teatro da Broadway, em Nova York, onde afirmou que sua experiência o ajudou a enfrentar crises como a da Ucrânia e a pandemia de covid-19.
"Muitas pessoas parecem focadas na minha idade", disse Biden. "Eu compreendo, acreditem, eu compreendo mais que qualquer um. Estou concorrendo porque a democracia está em jogo, porque em 2024 a democracia novamente está nas urnas. E que não existam dúvidas: Donald Trump e os seus republicanos MAGA (Make America Great Again, slogan de campanha de Trump) estão determinados a destruir a democracia americana", acrescentou.
- Quando é a Black Friday? Veja data em 2023
- Calendário do INSS em setembro: confira datas de pagamento
- Onde vivem os ultrarricos? Veja as 10 cidades escolhidas por quem tem mais de US$ 30 milhões
- Gastos de famílias nos EUA aceleram e crescem 5,5% ao ano em agosto
- Taxa de desemprego do Reino Unido sobe a 4,3% no trimestre até julho; salários avançam 7,8%
- Presidente da China não vai à assembleia da ONU; vice representará o país
O democrata disse ainda que não se "curvaria a ditadores" e acusou Trump de fazer isso diante do presidente da Rússia, Vladimir Putin.
As pesquisas mostram que os eleitores americanos estão preocupados com a idade de Biden diante de uma provável revanche no próximo ano contra Trump, a quem o democrata derrotou nas eleições de 2020.
O influente colunista David Ignatius, do jornal Washington Post, provocou alvoroço na semana passada quando pediu ao presidente que não seja candidato, alegando que Biden corre o risco de minar a sua "maior conquista": derrotar Trump.
Biden, que participa da Assembleia Geral da ONU em Nova York esta semana, teria 86 anos ao final de um segundo mandato, o que é motivo de ataques dos rivais republicanos.
Trump, que tem 77 anos e que em caso de vitória seria o presidente mais velho eleito na história do país, afirma que Biden "não é muito velho, e sim incompetente".
Especialistas em envelhecimento apontam que a idade não pode ser o único fator para avaliar a capacidade de uma pessoa, pois cada indivíduo envelhece de uma maneira. Ao mesmo tempo, esse processo de envelhecimento é impactado pelos comportamentos que cada pessoa teve ao longo da vida. Quem fez mais exercícios e teve uma dieta mais equilibrada tende a sentir menos os efeitos de envelhecer, por exemplo.
Os presidentes dos EUA fazem check-ups anuais e costumam divulgar os resultados. Biden fez o último exame do tipo em fevereiro deste ano e foi considerado apto para a função.
Com AFP.