Mundo

Biden continua apresentando sintomas leves de covid-19, diz médico do presidente

Democrata testou positivo nesta quarta-feira, enquanto fazia campanha em Nevada

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos (Ludovic Marin/AFP)

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos (Ludovic Marin/AFP)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 18 de julho de 2024 às 16h58.

Tudo sobreEleições EUA 2024
Saiba mais

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, continua apresentando sintomas leves e está sem febre após testar positivo para covid-19, segundo informou nesta quinta-feira o médico do governante, Kevin O’Connor, em uma carta distribuída pela Casa Branca.

“O presidente continua experimentando sintomas leves das vias respiratórias superiores associados à sua recente covid-19”, disse o médico em uma breve carta de apenas 60 palavras, acrescentando que Biden “não tem febre e os seus sinais vitais permanecem normais”.

Biden testou positivo ontem, quarta-feira, enquanto fazia campanha em Nevada, um estado-chave para as eleições de novembro. Em vez de falar em uma conferência da organização latina UnidosUS, como havia planejado, teve que retornar à sua residência em Delaware.

Nesta quinta-feira, para evitar o contágio, o presidente americano permanece isolado em sua casa, onde continua “dirigindo os assuntos do povo americano”, segundo O’Connor.

O médico explicou que Biden continua tomando o antiviral Paxlovid, usado para combater os sintomas da covid-19. O presidente iniciou o tratamento ontem assim que foi diagnosticado.

Aos 81 anos, Biden é o presidente mais velho da história dos EUA e, se vencer as eleições de novembro, deixaria o cargo aos 86. Ele já havia contraído o vírus duas vezes em 2022.

Seu contágio acontece em um momento de renovada pressão para que desista de tentar a reeleição, com vários meios de comunicação chamando a atenção para a falta de apoio entre as principais figuras do Partido Democrata, cuja preocupação aumentou após seu fraco desempenho no debate do final de junho contra seu rival republicano, Donald Trump.

O portal “Axios” afirmou hoje que vários membros do alto escalão democrata acreditam que esta pressão crescente poderia convencer Biden a desistir da corrida presidencial, possivelmente neste final de semana.

Acompanhe tudo sobre:Joe BidenEleições EUA 2024Estados Unidos (EUA)Donald Trump

Mais de Mundo

Aliada de Macron é eleita presidente do Parlamento em 1º teste de forças após as eleições na França

Maduro fala em risco de 'banho de sangue' se for derrotado nas eleições da Venezuela; veja vídeo

Ato renova pedido por justiça na Argentina, 30 anos após ataque ao centro judaico Amia

Reino Unido relança sua relação com a Europa em reunião de alto nível

Mais na Exame