A entidade monetária advertiu que não aceitará bônus gregos como garantia em suas operações de refinanciamento caso ocorra uma falta de pagamento (Eric Chan/Wikimedia Commons)
Da Redação
Publicado em 15 de junho de 2011 às 06h55.
Frankfurt - O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), Jürgen Stark, exigiu nesta quarta-feira que a Grécia cumpra as condições estipuladas para receber mais ajuda financeira.
Em entrevista à emissora de rádio "Deutschlandfunk", Stark reiterou que, a princípio, a entidade monetária não se opõe a uma participação dos credores privados no novo pacote de resgate à Grécia, mas que esta iniciativa deve ser voluntária.
O BCE apoia que os credores privados renovem de forma voluntária seus bônus gregos uma vez que tenham vencido, mas se opõe firmemente a uma reestruturação da dívida.
A entidade monetária advertiu que não aceitará bônus gregos como garantia em suas operações de refinanciamento caso ocorra uma falta de pagamento.
Stark não considera que a moeda única esteja em risco pela crise de endividamento da Grécia e de outros países da zona do euro.