BC alemão eleva previsão de crescimento para cerca de 3%
Berlim - A economia da Alemanha deverá crescer cerca de 3 por cento neste ano, mas a taxa de expansão vai desacelerar após o forte desempenho do segundo trimestre, apontou o banco central do país nesta quinta-feira. As exportações ajudaram a Alemanha a ter melhor performance que os demais países da zona do euro, com crescimento […]
Da Redação
Publicado em 19 de agosto de 2010 às 09h27.
Berlim - A economia da Alemanha deverá crescer cerca de 3 por cento neste ano, mas a taxa de expansão vai desacelerar após o forte desempenho do segundo trimestre, apontou o banco central do país nesta quinta-feira.
As exportações ajudaram a Alemanha a ter melhor performance que os demais países da zona do euro, com crescimento de 2,2 por cento no segundo trimestre sobre o primeiro, a melhor taxa desde a reunificação.
"Estão aumentando os sinais de que a recuperação econômica na Alemanha está casa vez mais autossustentável", avaliou o BC em relatório mensal. "Do ponto de vista atual, pode-se esperar um aumento no PIB (Produto Interno Bruto) real da Alemanha de cerca de 3 por cento em 2010, após quase 2 por cento na previsão de junho."
A previsão é mais otimista que a do ministro da Economia, Rainer Bruederle, que na semana passada disse ver uma expansão "bem acima de 2 por cento".
No entanto, o crescimento deve perder um pouco de força após o salto do segundo trimestre, acrescentou o BC. "Um argumento para isso é que a economia global deverá ter um ritmo mais moderado de expansão no segundo semestre do ano", desacelerando as exportações alemãs.
Já o investimento corporativo segue em alta, com a confiança do setor melhorando nos últimos meses.
Leia mais notícias sobre a Alemanha
Siga as notícias do site EXAME sobre Mundo no Twitter