Mundo

Bangladesh condena opositor a morte por crimes de guerra

Um deputado da oposição de Bangladesh foi condenado a morte por crimes de guerra cometidos durante a independência do país nos anos 1970

Salauddin Quader Chowdhury, dirigente opositor em Bangladesh: ele é o primeiro deputado condenado pelo polêmico Tribunal Internacional de Crimes (Farjana K. Godhuly/AFP)

Salauddin Quader Chowdhury, dirigente opositor em Bangladesh: ele é o primeiro deputado condenado pelo polêmico Tribunal Internacional de Crimes (Farjana K. Godhuly/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de outubro de 2013 às 10h13.

Dacca - Um deputado da oposição de Bangladesh foi condenado a morte nesta terça-feira por crimes de guerra cometidos durante a guerra de independência do país nos anos 1970.

Salauddin Quader Chowdhury, dirigente do Bangladesh Nationalist Party, o principal partido de oposição do país, é o primeiro deputado condenado pelo polêmico Tribunal Internacional de Crimes (ICT).

"Foi declarado culpado de nove acusações de crimes de guerra, entre eles genocídio, e condenado a morte", afirmou o procurador-geral de Bangladesh, Mahbudey Alam.

Este tribunal, criado em 2010 pelo governo, já condenou seis islamitas, alguns à pena capital, provocando uma onda de protestos no início do ano que deixaram pelo menos 100 mortos em confrontos com a polícia.

Durante a guerra de independência de Bangladesh, as milícias favoráveis ao Paquistão mataram dezenas de professores, médicos e jornalistas.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaGuerrasBangladeshPaquistãoPena de morte

Mais de Mundo

Trump condiciona reconstrução de Gaza a desarmamento "total e imediato" do Hamas

Netanyahu exige desmonte da capacidade nuclear do Irã em nova rodada de negociações

"Preocupante", diz Rubio sobre relatório que aponta toxina de rã na morte de Navalny

Trump anuncia mais de US$ 5 bilhões do Conselho de Paz para reconstrução de Gaza