Mundo

Bancos europeus enfrentam momento decisivo nesta 6a-feira

Madri e Londres - A tentativa da Europa de restaurar a confiança nos bancos do continente tem seu desfecho nesta sexta-feira, com expectativas de que até dez bancos fracassem nos testes de estresse e tenham de levantar capital. Os reguladores europeus pretendem descobrir como os bancos lidariam com outra recessão, em um exercício similar ao realizado […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de julho de 2010 às 09h18.

Madri e Londres - A tentativa da Europa de restaurar a confiança nos bancos do continente tem seu desfecho nesta sexta-feira, com expectativas de que até dez bancos fracassem nos testes de estresse e tenham de levantar capital.

Os reguladores europeus pretendem descobrir como os bancos lidariam com outra recessão, em um exercício similar ao realizado pelos Estados Unidos no ano passado que ajudou a recuperar a confiança no setor bancário.

Cerca de 91 bancos de 20 dos 27 países da União Europeia estão envolvidos, e os resultados serão anunciados às 13h (horário de Brasília).

"Eu estou com muito medo de que o nível de transparência não seja bom. Eu estou muito cético sobre a coisa toda", disse John Anderson, diretor de crédito da Gartmore. "Não se resume apenas a um número, é toda a metodologia."

Uma pesquisa conduzida pelo Goldman Sachs com 376 investidores, incluindo investidores de fundos de hedge e de longo prazo, produziu uma estimativa média de dez bancos precisando de 38 bilhões de euros de capital novo.

Segundo a pesquisa, é mais provável que os bancos da Espanha, Alemanha e Grécia tenham de levantar capital.

Outros analistas esperam que 5 a 10 bancos fracassem nos testes, e para alguns esse número é ainda menor.

Uma reportagem do jornal espanhol El País afirmou que uma série de bancos de poupança da Espanha não passaram nos testes, incluindo alguns envolvidos em fusões recentes.

Um dos cenários testou como os bancos lidariam com uma recessão moderada neste ano e no próximo, e outro propôs perdas adicionais de bônus governamentais.

Qualquer banco que obtenha nos testes uma reserva de capital Tier 1 menor que 6 por cento até o final de 2011 será reprovado, de acordo com documentos vistos pela Reuters na quarta-feira. Os bancos deveriam, então, levantar fundos para compensar a falta de capital.

A procura por pontos fracos no sistema bancário europeu se concentrou em bancos regionais de poupança espanhóis, conhecidos como "cajas", e em bancos regionais alemães, conhecidos como "Landesbanks". A Espanha e a Alemanha criaram fundos para ajudar bancos enfraquecidos a se recapitalizar, e a Espanha quer mais fusões entre os bancos regionais.

Leia mais notícias sobre o setor financeiro

Acompanhe tudo sobre:BancosEuropaFinançassetor-financeiroUnião Europeia

Mais de Mundo

Espanhóis prostestam na cidade de Málaga por conta do turismo em masa e valor das moradias

França tem eleições este domingo e latinos temem vitória da extrema direita, favorita nas pesquisas

Candidatos reformista e ultraconservador disputarão 2º turno presidencial do Irã

Nova lei de imigração em Cuba abre caminho para a retirada de cidadania dos opositores políticos

Mais na Exame