Mundo

Bancos dos EUA têm lucro, mas receita mostra fraqueza

Apesar do crescimento no resultado, órgão regulador ainda teme pela situação das instituições

Banco Western Union em Nova Yor: receitas das principais instituições caíram (Wikimedia Commons)

Banco Western Union em Nova Yor: receitas das principais instituições caíram (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2011 às 15h54.

Washington - Os bancos dos EUA tiveram lucro no primeiro trimestre deste ano, mas exibiram algumas razões para preocupação à medida que a receita do setor mostrou "fraqueza" e os saldos de empréstimos continuaram caindo. A Corporação Federal de Seguro de Depósito (FDIC, na sigla em inglês) afirmou que os bancos norte-americanos tiveram os maiores ganhos trimestrais desde o começo da crise financeira, com lucro líquido de US$ 29 bilhões.

Segundo a FDIC, quase 60% de todos os bancos dos EUA mostraram crescimento nos ganhos em comparação com o primeiro trimestre do ano passado e a porcentagem de instituições não lucrativas caiu para 15,4%. Sheila Bair, presidente da FDIC, alertou que os reguladores não podem adiar a implementação de padrões de capital e empréstimos mais fortes.

Com os bancos potencialmente expostos ao risco da taxa de juros quando o Federal Reserve (Fed, banco central americano) se afastar de sua posição monetária frouxa, é importante para os reguladores permanecer vigilantes, disse Bair. De acordo com a FDIC, o ritmo de falências de bancos continuou se desacelerando no primeiro trimestre deste ano, enquanto o número de instituições na lista de "problemas" da FDIC cresceu apenas levemente, de 884 no fim de 2010 para 888.

Ainda assim, a FDIC informou que o lucro líquido de juros caiu 3% em comparação com o primeiro trimestre do ano passado - o primeiro declínio desde 1989. A agência destacou que a receita do setor exibiu fraqueza, já que a receita operacional líquida diminuiu 3,2% na mesma base de comparação. Essa foi apenas a segunda vez em 27 anos que os bancos dos EUA registraram declínio anual nessa medida. "Em algum momento, se os bancos quiserem continuar ampliando a lucratividade, eles terão de aumentar a receita", disse Bair.

O declínio na receita foi concentrado entre os maiores bancos dos EUA, segundo a FDIC. Seis dos 10 maiores bancos registraram queda anual na receita operacional líquida e no lucro sem juros, enquanto oito tiveram lucro líquido de juros mais baixo. "A redução no lucro líquido de juros foi provocada pelas menores margens líquidas de juros e pelo fraco crescimento em ativos com rendimento de juros", afirmou a FDIC. Os bancos ganharam menos receita com tarifas de serviços sobre contas de depósito e reduziram o lucro com operações. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:BancosEstados Unidos (EUA)Finançasgestao-de-negociosPaíses ricosResultadosetor-financeiro

Mais de Mundo

'A defesa da democracia é mais importante do que qualquer título', diz Biden em discurso

Governo Lula se diz irritado com falas de Maduro, mas evita responder declarações

Netanyahu discursa no Congresso americano sob protestos de rua e boicote de dezenas de democratas

Em discurso a irmandade negra, Kamala pede ajuda para registrar eleitores e mobilizar base a votar

Mais na Exame