Mundo

Ban Ki-moon diz que América do Sul deve ter papel maior na ONU

Em sua campanha pelo continente, o secretário-geral da ONU passa pelo Uruguai e na quinta-feira deverá viajar ao Brasil

Ki-moon (e) cumprimenta o ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Luis Almagro: "são países com investimentos medianos, incluindo o Uruguai, que cumprem as metas" do milênio (Miguel Rojo/AFP)

Ki-moon (e) cumprimenta o ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Luis Almagro: "são países com investimentos medianos, incluindo o Uruguai, que cumprem as metas" do milênio (Miguel Rojo/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2011 às 08h47.

Montevidéu - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou nesta terça-feira - em visita ao Uruguai - que "está convencido de que a região (América do Sul) pode desempenhar um papel maior nas Nações Unidas".

"Minha visita à América do Sul acontece num momento de oportunidades, esperança e mudanças", disse Ban Ki-moon em uma coletiva de imprensa em Montevidéu, após reunir-se durante pouco mais de uma hora com o presidente uruguaio, José Mujica.

"Estou convencido de que a região pode desempenhar um papel muito maior nas Nações Unidas e as Nações Unidas podem ter um papel muito maior na região", completou.

Segundo o secretário, muitos dos países latino-americanos têm atravessado períodos difíceis, durante décadas, e a maioria dos países latino-americanos tem feito uma trasição com êxito para a democracia.

"São países com investimentos medianos, incluindo o Uruguai, que cumprem as metas" do milênio, disse.

O secretário-geral elogiou os avanços na região - em especial de Uruguai, Colômbia, Argentina e Brasil - em matéria de paz, estabilidade, desenvolvimento, direitos humanos, integração e cooperação entre os países do sul".

Antes do Uruguai, Ban Ki-moon visitou a Colômbia e a Argentina e na quinta-feira deverá viajar ao Brasil.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaONUUruguai

Mais de Mundo

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional