Mundo

Ban Ki-moon: admissão da Palestina na Unesco pode trazer riscos

Secretário-geral da ONU está preocupado com países que podem cortar verbas da agência devido a entrada da Palestina

Ban Ki-moon: preocupação com a entrada da Palestina na Unesco (Spencer Platt/Getty Images/AFP)

Ban Ki-moon: preocupação com a entrada da Palestina na Unesco (Spencer Platt/Getty Images/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2011 às 16h21.

Nova York - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, evitou valorizar a admissão da Palestina como membro da Unesco nesta segunda-feira, e manifestou, pelo contrário, sua preocupação com o financiamento da organização após essa decisão.

'Esse passo pode ter possíveis implicações no financiamento fornecido por certos estados-membros. Os integrantes da organização devem assegurar um funcionamento completo das Nações Unidas', afirmou o secretário em entrevista coletiva na sede da ONU, em Nova York.

O secretário-geral ressaltou que a organização trabalhará para preservar os recursos da Unesco, após os EUA terem ameaçado reduzir suas contribuições caso a Palestina fosse aprovada como estado-membro.

'Não quero comentar mais nada. Meu trabalho é enfatizar a necessidade de uma solução negociada ao conflito no Oriente Médio' disse o diplomata sul-coreano.

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Susan Rice, afirmou que a admissão da Palestina como membro da Unesco 'prejudica profundamente' a organização e destacou que a decisão 'não substitui' às negociações diretas entre israelenses e palestinos.

O Governo americano afirmou que o reconhecimento da Palestina é 'prematuro' e não contribuirá para que os dois Estados convivam em paz. 

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseONUPalestina

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA