Mundo

Aviões turcos atacam militantes curdos, pelo menos 27 morrem

Conflito no sudeste curdo da Turquia está no seu nivel mais intenso em duas décadas desde que um cessar-fogo de dois anos entrou em colapso em julho passado

Ataques: Manifestantes pró-curdos fazem manifestação em Istambul (REUTERS/Osman Orsal)

Ataques: Manifestantes pró-curdos fazem manifestação em Istambul (REUTERS/Osman Orsal)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de junho de 2016 às 11h32.

Diyarbakir -- Aviões de guerra turcos atacaram alvos de militantes curdos no norte do Iraque e no sudeste da Turquia e o exército matou 27 combatentes perto da fronteira com Iraque e Irã, afirmram as forças armadas neste domingo.

O conflito no sudeste curdo da Turquia está no seu nivel mais intenso em duas décadas desde que um cessar-fogo de dois anos pelo militante Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) entrou em colapso em julho passado.

Os ataques aéreos no sábado destruíram posições de armas e abrigos e cavernas usadas por combatentes do PKK na área de Gara, no norte do Iraque, e do distrito de Lice, na província de Diyarbakir, disse o comunicado militar.

A nota não deu um número de mortos, mas a agência estaral Anadolu citou fontes de segurança dizendo que pequenos grupos de militantes do PKK foram mortos nos ataques.

Sete militantes do PKK morreram em um confronto em Semdinli, perto das fronteiras iraquianas e iranianas no sábado, enquanto em ataques aéreos a Şemdinli na sexta-feira mataram 20 combatentes do PKK, disse o exército.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaGuerrasTurquia

Mais de Mundo

O destino incerto da Venezuela e seus impactos para o Brasil

Como irão funcionar as eleições presidenciais na Venezuela?

Incêndio florestal na Califórnia destruiu área maior do que a de Los Angeles

Blinken preocupado com 'ações provocativas' da China nas imediações de Taiwan

Mais na Exame