O avião movido a energia solar, Solar Impulse, faz seu primeiro voo teste, decolando de uma base militar no oeste da Suíça (.)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.
Payerne, Suíça - O Solar Impulse, avião com motor alimentado por energia solar, decolou nesta quarta-feira da base militar de Payerne (oeste da Suíça) para um voo de duas horas.
A aeronave, com uma envergadura similar a de um Airbus A340 (63,4 metros de comprimento), mas que não pesa mais que um carro (1.600 quilos), percorreu quase um quilômetro a 45 km/h antes de decolar à 10h28 (5h28 de Brasília).
Propulsado por quatro motores elétricos com uma potência de 10 cavalos de força cada um, o Solar Impulse, pilotado pelo alemão Markus Scherdel, subiu lentamente até alcançar 1.000 metros de altitude.
As asas do avião são cobertas por 12.000 células fotovoltaicas que alimentam de energia os quatro motores elétricos e permitem recarregar as baterias de lítio de 400 quilos.
"É um momento muito importante depois de sete anos de trabalho", disse antes do lançamento André Borschberg, um dos diretores do projeto.