Exame Logo

Avião com piloto inconsciente entra em espaço aéreo cubano

Dois caças F-15 americanos escoltaram a aeronave até a linha de 12 milhas litorâneas que marca o espaço aéreo, quando deixaram de acompanhar o pequeno avião

Norad considera que possivelmente o piloto e a tripulação tenham pedido a consciência por falta de oxigênio na cabine (Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 5 de setembro de 2014 às 15h51.

Washington - O pequeno avião americano que não responde às chamadas via rádio e cuja tripulação pode estar inconsciente entrou no espaço aéreo cubano após ser escoltado por dois caças, informou o Comando de Defesa Aérea da América do Norte (Norad).

Dois caças F-15 americanos escoltaram a aeronave até a linha de 12 milhas litorâneas que marca o espaço aéreo, quando deixaram de acompanhar o pequeno avião.

Veja também

O Norad considera que possivelmente o piloto e a tripulação tenham pedido a consciência por falta de oxigênio na cabine.

O avião decolou de Rochester (Nova York) às 8h30 local (1h30, em Brasília) e se dirigia a Naples (Flórida), onde deveria ter aterrissado ao meio-dia local (13h, em Brasília), segundo o site 'FlightAware'.

Segundo a trajetória feita pelo pequeno avião, ele está se dirigindo à província de Santiago de Cuba , onde os Estados Unidos têm a base naval de Guantánamo.

A Administração Federal de Aviação (FAA) disse em comunicado que o piloto deixou de responder às chamadas via rádio por volta das 13h (14h, em Brasília) quando voava a cerca de 25 mil pés de altura.

Nesta mesma semana, o Norad teve que desdobrar dois caças por uma situação similar, na qual o piloto de um pequeno avião ficou inconsciente e a aeronave acabou caindo no Atlântico.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaAviaçãoCubaEstados Unidos (EUA)Países ricosSetor de transporte

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame