Mundo

Avaliação pública de Republicanos atinge mínimo histórico

Segundo pesquisa, apenas 24% dos americanos consideram positivo o trabalho do Partido Republicano dos Estados Unidos


	Republicanos durante uma conferência: opinião pública culpa em sua maioria os republicanos pela atual paralisação do governo federal
 (Pete Marovich/AFP)

Republicanos durante uma conferência: opinião pública culpa em sua maioria os republicanos pela atual paralisação do governo federal (Pete Marovich/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2013 às 22h27.

Washington - Apenas 24% dos americanos consideram positivo o trabalho do Partido Republicano dos Estados Unidos, um mínimo histórico, segundo uma pesquisa realizada nos últimos 25 anos pelo 'The Wall Street Journal'.

Pelo contrário, o índice de aprovação do presidente dos EUA, Barack Obama, em plena crise política que ameaça se transformar em econômica, é de 47%, ligeiramente acima dos 42% da mesma pesquisa realizada em setembro.

O Partido Democrata em geral é visto positivamente por 39% dos americanos consultados.

A opinião pública culpa em sua maioria os republicanos pela atual paralisação do governo federal, que mantém a administração pública parcialmente fechada e tem o país pendente de um acordo para elevar o teto de endividamento e evitar a moratória.

Nesse sentido, 53% dos americanos culpam os republicanos pela paralisação do governo, que chegou hoje ao seu décimo dia, enquanto 31% culpa o governo Obama.

A pesquisa, realizada nesta semana com 800 pessoas e com uma margem de erro de 3,45%, revela que a decepção com a estratégia republicana é maior que durante as paralisações de 1995 e 1996, sob a presidência do democrata Bill Clinton.

Segundo a enquete, 70% dos indagados consideram que os republicanos no Congresso põem sua agenda na frente do bem do país, contra 51% que opina que é Obama que quer impor suas ideias sobre o interesse geral. EFE

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Países ricosPartido Republicano (EUA)Política

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame