Fogo florestal: "Evacuamos diante do temor de que os moradores não conseguissem sair mais tarde" (Rafael Marchante/Reuters)
EFE
Publicado em 10 de agosto de 2017 às 15h57.
Lisboa - Quatro aldeias da cidade de Abrantes, no distrito de Santarem, na região central de Portugal, foram evacuadas nesta quinta-feira por causa de um incêndio que avança pelo país.
As autoridades decidiram retirar as pessoas de suas casas por precaução depois de o fogo, iniciado ontem, ter aumentado de intensidade nas últimas horas, disse a prefeita de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque.
"Evacuamos como medida de precaução diante do temor de que os moradores não conseguissem sair mais tarde porque o incêncio está perto. Se houver necessidade de interromper as estradas, eles não poderiam sair", afirmou a prefeita à emissora "TSF".
Nas últimas horas, o governo reforçou o envio de equipes de emergência à região. Atualmente, tentam controlar o fogo cerca de 650 bombeiros, apoiados por 208 veículos terrestres e oito aéreos, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).
Esse é o maior dos dez incêndios atualmente ativos em Portugal. Um deles obrigou o fechamento da estada A1, que une as cidades de Lisboa e Porto, as principais do país.