Mundo

Autoridades brasileiras acompanham estado de saúde de Chávez

Chávez permanece internado em Havana, capital cubana, e todos os dias as autoridades venezuelanas informam sobre o quadro de saúde dele


	O presidente venezuelano, Hugo Chávez: a doença de Chávez tem gerado especulações e incertezas tanto na Venezuela quanto nos países vizinhos
 (Luis Acosta/AFP)

O presidente venezuelano, Hugo Chávez: a doença de Chávez tem gerado especulações e incertezas tanto na Venezuela quanto nos países vizinhos (Luis Acosta/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de dezembro de 2012 às 15h19.

Brasília – As autoridades brasileiras acompanham diariamente a evolução do estado de saúde do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, operado há seis dias em Cuba para a retirada de um tumor maligno. Segundo informações recentes, o quadro de Chávez apresenta evolução positiva”, apesar de o presidente ter sofrido um sagramento durante a cirurgia. Chávez permanece internado em Havana, capital cubana, e todos os dias as autoridades venezuelanas informam sobre o quadro de saúde dele.

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, mantém-se informado sobre a situação de Chávez em conversas com o vice-presidente e chanceler da Venezuela, Nicolás Maduro, e com o embaixador do Brasil no país, José Antonio Marcondes de Carvalho. “As últimas notícias falam de estabilização e até mesmo de evolução positiva, depois de uma operação complexa com um sangramento. A situação parece evoluir para uma situação favorável. Nossos melhores votos para o pronto restabelecimento do presidente Chávez”, disse Patriota.

Há uma semana, Chávez confirmou o reaparecimento de um câncer diagnosticado no ano passado na região pélvica e foi submetido a uma nova cirurgia. Foi a quarta operação em 18 meses. O tratamento foi feito na maior parte do tempo em Havana.

A doença de Chávez tem gerado especulações e incertezas tanto na Venezuela quanto nos países vizinhos. Reeleito presidente, ele deve tomar posse no dia 10. Se não conseguir tomar posse, assumirá o governo o presidente da Assembleia Nacional (Parlamento), Diosdato Cabello, que é aliado de Chávez.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCâncerDoençasHugo ChávezPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA