Mundo

Autoridades afegãs e Taliban mantêm conversas de paz

O Paquistão sediou a reunião em uma tentativa de colaborar pelo fim de mais de 13 anos de guerra no país vizinho


	Forças afegãs se preparam para travar batalha com Taliban: a próxima rodada da conversas está planejada para 15 e 16 de agosto em Doha
 (REUTERS/Stringer)

Forças afegãs se preparam para travar batalha com Taliban: a próxima rodada da conversas está planejada para 15 e 16 de agosto em Doha (REUTERS/Stringer)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de julho de 2015 às 09h11.

Islamabad - As primeiras conversas de paz oficiais entre o Taliban e o governo do Afeganistão terminaram com um acordo para a realização de um novo encontro após o mês muçulmano do Ramadã, disseram autoridades nesta quarta-feira.

O Paquistão sediou a reunião em uma tentativa de colaborar pelo fim de mais de 13 anos de guerra no vizinho Afeganistão, onde o Taliban vem tentando reestabelecer seu regime islâmico extremista, após ser derrubado por uma intervenção militar liderada pelos Estados Unidos em 2001.

A próxima rodada da conversas está planejada para 15 e 16 de agosto em Doha, capital do Catar, de acordo com fontes próximas os participantes. O encontro desta terça-feira foi saudado como um "avanço" pelo premiê do Paquistão, Nawaz Sharif.

Mas estava longe de ficar claro se o processo de paz poderia terminar com um conflito crescente que mata centenas de afegãos a cada mês. A liderança taliban está dividida sobre o processo de paz, e diversos comandantes desertaram para seguir o rival jihadista Estado Islâmico.

Acompanhe tudo sobre:AfeganistãoÁsiaDiplomaciaTalibã

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua