Mundo

Áustria vai suspender quarentena aos poucos a partir de 14 de abril

País, com 8,8 milhões de habitantes, registra 12.058 infecções confirmadas, com 204 mortes

Homem usa máscara de proteção em Viena: objetivo é que a partir de 14 de abril comece a reabertura dos pequenos estabelecimentos comerciais de até 400 metros quadrados (Lisi Niesner/Reuters)

Homem usa máscara de proteção em Viena: objetivo é que a partir de 14 de abril comece a reabertura dos pequenos estabelecimentos comerciais de até 400 metros quadrados (Lisi Niesner/Reuters)

A

AFP

Publicado em 6 de abril de 2020 às 09h42.

Última atualização em 6 de abril de 2020 às 22h08.

A Áustria planeja suspender de maneira progressiva a partir de 14 de abril as restrições em vigor para lutar contra o novo coronavírus, começando pela reabertura do pequenos comércios e, de acordo com um calendário, de diversas atividades, um cronograma de vários meses, anunciou o governo.

"O objetivo é que a partir de 14 de abril comece a reabertura dos pequenos estabelecimentos comerciais de até 400 metros quadrados, tudo sob rígidas condições de segurança", afirmou o chanceler Sebastian Kurz em uma entrevista coletiva, na qual pediu que população mantenha a "grande disciplina".

"Nosso objetivo é uma retomada por etapas", completou o chefe de Governo austríaco.

Ele explicou que os estabelecimentos comerciais maiores devem reabrir as portas no dia 1 de maio. Em meados do próximo mês será a vez dos hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos do setor de serviços.

Kurz recordou que as restrições contra a COVID-19 permanecem em vigor na Áustria e pediu aos compatriotas que não celebrem a Páscoa com pessoas fora de casa.

As escolas permanecerão fechadas até meados de maio e os eventos públicos continuarão proibidos até o fim de junho, completou Kurz.

Se a epidemia retornar ou piorar, o governo "sempre tem a possibilidade de ativar o freio de emergência" para reintroduzir as restrições, advertiu o chanceler.

A Áustria, com 8,8 milhões de habitantes, registra 12.058 infecções confirmadas, com 204 mortes.

Acompanhe tudo sobre:ÁustriaCoronavírusEuropa

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia