Belo Monte vai ajudar a sustentar aumento do PIB
São Paulo - Em meio à polêmica sobre a construção da usina Belo Monte, no rio Xingu (PA), existem dois pontos a considerar: estima-se que o Brasil irá crescer de 4 a 5% ao ano até 2015, e que a demanda por energia elétrica vá acompanhar esse ritmo. É aí que entra o papel de […]
Gabriela Ruic
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.
São Paulo - Em meio à polêmica sobre a construção da usina Belo Monte, no rio Xingu (PA), existem dois pontos a considerar: estima-se que o Brasil irá crescer de 4 a 5% ao ano até 2015, e que a demanda por energia elétrica vá acompanhar esse ritmo. É aí que entra o papel de Belo Monte.
Entre as opções de geração de energia, a produzida por usinas hidrelétricas tem várias vantagens. Além de renovável, o custo é menor. "A decisão do governo de investir em hidrelétricas é de caráter econômico e o grande desafio são as questões ambientais que envolvem essas construções”, afirma João Carlos Mello, presidente da Andrade & Canellas, consultoria na área de energia elétrica.
"Belo Monte não é a única opção de hidrelétrica que consta no cronograma do governo, mas com certeza é a que está mais próxima de atender a demanda por energia num curto prazo de tempo", ele diz. "É a única que está de fato num estado avançado de planejamento, e o Brasil precisa de energia agora."
Fonte: EPE