Soldados das Farc, na Colômbia: 55% dos consultados apoia a realização de um referendo popular para ratificar os eventuais acordos com as Farc (Serdechny / Wikimedia Commons)
Da Redação
Publicado em 24 de janeiro de 2014 às 13h35.
Bogotá - O apoio dos colombianos ao processo de paz com as Farc está aumentando e este mês atingiu 39%, segundo uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira.
O apoio a uma negociação política com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) para pôr fim a meio século de conflito armado no país supera por 5 pontos o apoio de dezembro último (34%) e por 6 o de outubro (33%), segundo uma pesquisa da firma Cifras & Conceptos, divulgado pela "Caracol Rádio".
A segunda opção mais apoiada para acabar o conflito é a desmobilização dos guerrilheiros, aprovada em janeiro por 30% dos consultados, a mesma porcentagem de outubro passado e dois pontos mais que em dezembro (28%).
Por outro lado caiu a opção de uma derrota militar das Farc, que este mês teve 25% de votos, contra 28% de dezembro e 29% de outubro de 2013.
Segundo a pesquisa, 55% dos consultados apoia a realização de um referendo popular para ratificar os eventuais acordos com as Farc, grupo com o qual o Governo realiza negociações de paz desde novembro de 2012 em Cuba.