Mundo

Aumenta para 39% apoio ao processo de paz com as Farc

O apoio dos colombianos ao processo de paz com as Farc está aumentando e este mês atingiu 39%


	Soldados das Farc, na Colômbia: 55% dos consultados apoia a realização de um referendo popular para ratificar os eventuais acordos com as Farc
 (Serdechny / Wikimedia Commons)

Soldados das Farc, na Colômbia: 55% dos consultados apoia a realização de um referendo popular para ratificar os eventuais acordos com as Farc (Serdechny / Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de janeiro de 2014 às 13h35.

Bogotá - O apoio dos colombianos ao processo de paz com as Farc está aumentando e este mês atingiu 39%, segundo uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira.

O apoio a uma negociação política com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) para pôr fim a meio século de conflito armado no país supera por 5 pontos o apoio de dezembro último (34%) e por 6 o de outubro (33%), segundo uma pesquisa da firma Cifras & Conceptos, divulgado pela "Caracol Rádio".

A segunda opção mais apoiada para acabar o conflito é a desmobilização dos guerrilheiros, aprovada em janeiro por 30% dos consultados, a mesma porcentagem de outubro passado e dois pontos mais que em dezembro (28%).

Por outro lado caiu a opção de uma derrota militar das Farc, que este mês teve 25% de votos, contra 28% de dezembro e 29% de outubro de 2013.

Segundo a pesquisa, 55% dos consultados apoia a realização de um referendo popular para ratificar os eventuais acordos com as Farc, grupo com o qual o Governo realiza negociações de paz desde novembro de 2012 em Cuba.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaFarc

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA