Mundo

Atentados suicidas deixam 19 mortos e 28 feridos no Iraque

Estes ataques aconteceram poucas horas depois que as tropas curdas tomassem o controle das jazidas de petróleo das áreas de Kirkuk e Bai Hassan


	Ataques: 25 pessoas também ficaram feridas, entre elas vários membros da segurança curda
 (Marwan Ibrahim/AFP)

Ataques: 25 pessoas também ficaram feridas, entre elas vários membros da segurança curda (Marwan Ibrahim/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2014 às 21h22.

Bagdá - Pelo menos 19 pessoas morreram e outras 28 ficaram feridas nesta sexta-feira em dois atentados suicidas na cidade petrolífera de Kirkuk e sua periferia, cerca de 250 quilômetros ao norte da capital iraquiana, informou à Agência Efe uma fonte da polícia local.

O ataque mais violento matou 18 pessoas, entre elas seis soldados da segurança curda, depois que o terrorista lançou o veículo carregado com explosivos que conduzia contra um posto de controle situado no sul da cidade.

O mesmo ataque também provocou ferimentos em 25 pessoas, entre elas vários membros da segurança curda.

A maioria das vítimas civis tinha fugido de Mossul e outras localidades controladas pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

O segundo atentado também foi realizado por um suicida que jogou um carro contra um posto de controle das tropas curdas ('peshmergas') na área de Maktab Khaled, 25 quilômetros ao sudoeste de Kirkuk, onde morreu um membro das tropas e outros três ficaram feridos.

Estes ataques aconteceram poucas horas depois que as tropas curdas tomassem o controle das jazidas de petróleo das áreas de Kirkuk e Bai Hassan.

Os "peshmergas" controlam na atualidade várias áreas em disputa, após a debandada do exército iraquiano perante a ofensiva dos insurgentes sunitas, como Kirkuk.

O Iraque se encontra imerso em uma grave crise devido ao avanço de grupos insurgentes sunitas, que no último dia 10 de junho tomaram o controle de Mossul, a segunda maior cidade do país, e dali avançaram por outras áreas do norte, do oeste e do centro.

Acompanhe tudo sobre:Ataques terroristasEstado IslâmicoIraqueTerrorismoTerroristas

Mais de Mundo

Quem é Pierre Poilievre, opositor de Trudeau que busca liderar Canadá após renúncia de premier

Em resposta a Trump: rei da Dinamarca atualiza brasão real com destaque para a Groenlândia

Porto Rico, Havaí, Alasca e Flórida: quanto os EUA pagaram por territórios anexados

Trudeau responde Trump e diz que Canadá 'jamais' será parte dos Estados Unidos