Síria: Tel Abiad fica no norte da província de Al Raqqa, no nordeste da Síria e principal reduto do grupo terrorista Estado Islâmico (Ammar Abdullah / Reuters)
Da Redação
Publicado em 29 de junho de 2016 às 09h49.
Beirute - Pelo menos dez pessoas morreram e outras dez ficaram feridas nesta quarta-feira em um atentado na cidade de Tel Abiad, no nordeste da Síria e próxima da fronteira com a Turquia, que é controlada pelas Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança armada curdo-árabe.
As "Asayish", forças de segurança curdas, informaram em comunicado que um carro-bomba explodiu por volta das 11h locais (5h de Brasília) em pleno centro da cidade, diante da Casa do Povo.
Os mortos são oito civis e dois efetivos de segurança, detalhou a nota.
O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) confirmou a morte de dez pessoas neste atentado e reduziu o número de feridos para nove.
Tel Abiad fica no norte da província de Al Raqqa, no nordeste da Síria e principal reduto do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) no país.
As FSD tomaram o controle de Tel Abiad do EI há um ano, uma cidade estratégica por onde passava uma importante via de provisões vindas da Turquia em direção à cidade de Al Raqqa.
O ataque acontece depois que pelo menos 36 pessoas morreram e 147 ficaram feridas ontem em um triplo atentado suicida no aeroporto Atatürk de Istambul, do qual as autoridades turcas apontam o EI como possível autor, segundo os primeiros indícios.
Hoje faz dois anos que o Estado Islâmico proclamou um califado nos territórios que controla na Síria e no Iraque.