Mundo

Atentado contra hangar que armazenava urnas deixa 19 feridos no Iraque

Justiça eleitoral do país ordenou recontagem de votos em lugares onde o resultado foi polêmico; explosão não atingiu as urnas

Urnas eleitorais em Dohuk, no Iraque, são inspecionadas por membros da Comissão Eleitoral Independente do país (Ari Jalal/File Photo/Reuters)

Urnas eleitorais em Dohuk, no Iraque, são inspecionadas por membros da Comissão Eleitoral Independente do país (Ari Jalal/File Photo/Reuters)

A

AFP

Publicado em 1 de julho de 2018 às 09h34.

Ao menos 19 pessoas ficaram feridas neste domingo em um atentado contra um hangar da cidade iraquiana de Kirkuk que armazenava urnas com votos das eleições legislativas de maio.

"Nove policiais, seis membros de uma unidade antiterrorista e quatro civis ficaram feridos na explosão de um carro-bomba na entrada principal do hangar", afirmou uma fonte das forças de segurança.

O edifício foi atingido pela explosão, mas as urnas não foram afetadas, disse Rakan Al Juburi, governador da região de Kirkuk, norte de Bagdá.

O Tribunal Supremo do Iraque ordenou a recontagem manual dos votos das sessões que tiveram resultados questionados nas legislativas de 12 de maio por suposta fraude.

As eleições foram vencidas de modo surpreendente pelo clérigo xiita Moqtada Sadr, em uma aliança eleitoral com os comunistas.

A recontagem deve começar na terça-feira nas províncias curdas de Arbil, Solimania e Dohuk, assim como em Kirkuk, Nínive, Salahedin e Anbar.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesIraque

Mais de Mundo

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô